top of page

Papa Francisco aceita a teoria do Big Bang

  • Guta Monteiro/WeMystic
  • 18 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Será que é preciso negar a ciência para acreditar em Deus? As religiões tendem a se afastar dos preceitos científicos e se fechar para qualquer revisão em sua metafísica. Mas será que é necessário desconsiderar a ciência para conceber a ideia de um criador?

A teoria do Big Bang é a explicação científica aceita para a formação do Universo, baseada na observação do cosmos e das pistas que os próprios astros revelam. E deveria ser encarada como a forma de Deus agir, sem precisar, necessariamente, matar Deus. Por outro lado, a maior parte das doutrinas religiosas tradicionais também se opõem a essa teoria, adotando como gênese o criacionismo mesmo que ele não tenha qualquer sustentação racional. Não, a Terra não tem 6 mil anos, os dinossauros não partilharam o espaço com os homens das cavernas e, acima de tudo, não viemos de Adão e Eva.

Mas é chegado o tempo em que ao menos a igreja católica tem feito esforços para elevar o nível da racionalidade de sua crença: segundo as palavras do Papa Francisco, representante máximo da igreja católica, o Big Bang não vai contra Deus. Pelo contrário.

Papa Francisco tem se mostrado moderado, um pontífice que está tentando modernizar a igreja e a fé católica. Ele sempre reforça e valoriza o papel dos cientistas, especialmente os cientistas cristãos”, incentivando que seja questionado o futuro da humanidade e do mundo. Sobre o Big Bang, em mais de uma ocasião Francisco declarou que não só aceita a teoria, como vê que ela própria exige a figura de um criador.

“O Big Bang, a teoria científica que hoje explica a origem do Universo, não contradiz a intervenção criadora divina, pelo contrário, a exige” Papa Francisco

A visão do Papa é a de que tanto Jesus Cristo quanto Deus estão presentes na natureza, e a física, por exemplo, é a ciência que estuda as leis naturais. Logo, qualquer resultado que obtenham trata de uma conclusão baseada no mecanismo divino que move o mundo. Ele ainda alerta para o perigo de, através da leitura das escrituras, cairmos na tentação de imaginar Deus como um mago, que a tudo criou com uma varinha mágica. Para o Papa Francisco, Deus criou todos os seres e deixou que se desenvolvessem segundo leis internas que deu a cada um, para que chegassem a sua plenitude. A palavra “desenvolvessem” é um sinônimo para “evoluir”, preceito no qual se baseia a teoria de evolução das espécies. Ele não coloca em competição a narrativa científica e religiosa, pelo contrário, busca o complemento que se dá através da junção dessas duas visões de mundo.

E não faz todo sentido pensar que Deus usou o Big Bang para criar o mundo?

Muitos não sabem, mas a igreja católica não é inimiga da ciência. Aliás, ela mantém em Roma desde 1603 a Pontifícia Academia das Ciências, instituição formada por 80 acadêmicos pontifícios nomeados pelo papa, sob indicação do próprio corpo acadêmico. Para essa seleção não existe nenhum tipo de discriminação, pois, muitos cientistas não são sequer católicos e existem mulheres membros. Para termos uma ideia, o primeiro diretor oficial da instituição foi Galileu Galilei; além dele, fez parte da academia Stephen Hawking, um dos mais brilhantes físicos da história. Entre os nomes dos membros que fizeram parte da academia ao longo dos anos, podemos encontrar muitos ganhadores do Prêmio Nobel. Fazem parte da academia algumas das mentes mais brilhantes do mundo.

Promover a pesquisa e examinar questões científicas de interesse da igreja são objetivos da Pontifícia Academia das Ciências, que tem um caráter intelectual e científico. Os encontros anuais da instituição discutem temas da vanguarda da ciência, como por exemplo o bóson de Higgs. Aliás, a primeira notícia que confirmava a existência dessa partícula foi anunciada pelos cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) em um encontro sobre física subnuclear realizado na Casina Pio IV, a sede da Academia.

Parece até mentira, mas é a pura verdade: tem mais ciência na igreja do que supõem os próprios cristãos. É uma pena que essa tradição esteja restrita à cúpula católica, não se refletindo no dia-dia, nas paróquias de bairro, por exemplo. A Pontifícia Academia das Ciências é uma ponte entre a ciência, a fé e o mundo, uma prova de que o conhecimento científico não precisa negar a presença de Deus.


Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page