top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Distrito Paranorte em Juara precisa de atenção, enquanto nem seja Alçado a Município

Na região Noroeste do Estado diversos distritos precisariam ser alçados a município, primeiro porque na maioria dos casos ficam distantes da sede do município, segundo que muitas das vezes são praticamente abandonados com péssimas estradas para chegar a localidade, sem dizer das outras necessidades básicas, água tratada, atendimento de saúde adequado até para pequenas emergências, escolas e infraestruturas adequadas.

Clodoaldo Nunes ao lado do seu progenitor

A dificuldade principal para chegar ao distrito está entre Porta do Céu até Paranorte que são apenas em torno de 33 km, mas uma estrada em péssimas condições, todavia 102 km de Porta do Céu até Juara está em melhores condições, mesmo porque sempre que vão arrumar o trajeto se começa de Juara rumo a Paranorte, e pelo jeito as tais recuperações nunca chega ao destino, e desta forma o pior trajeto está nos últimos 33 Km.

O interessante, que as pessoas que for a localidade pela primeira vez, com certeza reclamará da péssima estrada para chegar a localidade, todavia, os moradores hoje estão contentes, pois dizem que a estrada já foi muito pior do que está hoje, isso demonstra que a satisfação das pessoas está atrelada ao parâmetro de comparação, e quando se tem péssimo sistema de comparação se satisfaz com o abandono que se encontram.


Na realidade, a maioria dos Distritos somente vão ter melhores condições, quando forem alçados a municípios, todavia, isso poderá demorar um pouco, mesmo porque o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15 para criação de municípios está parado a sua movimentação há mais de um ano no congresso nacional, claro que o congresso nacional e o senado já aprovaram um projeto similar ao atual em 2013 e 2014, mas a ex-presidente Dilma Rousseff. na época vetou.

Todavia, os parlamentares começaram tudo de novo visando conseguir a regulamentação para a criação de novos municípios no Brasil, sendo que hoje seria em torno de 400 novos municípios que poderia ser criado no Brasil, destes, em torno de 20 no Mato Grosso.

Obviamente no Brasil hoje são 5570 municípios e se criados mais 400 municípios, passaria para 5.970 municípios, enquanto no estado os 141 municípios, poderia passar para 161, todavia, no PLP 137/15 critérios exigidos para um distrito ser alçado a município, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de, pelo menos, 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil habitantes no Nordeste; e 20 mil no Sul e no Sudeste.


Para as pessoas interessadas em ler e ver a tramitação do projeto de lei complementar 137/15, pode acessar o seguinte endereço Aqui:


Enquanto esse sonho de emancipação política nem acontece, os moradores, empresários, proprietários e lideranças locais devem lutar pelas melhorias junto ao município mãe, no caso da localidade uma das pessoas de referência é o Clodoaldo Nunes de Andrade, uma pessoa simples, mas parece se dedicar em defender os interesses da localidade, tanto é que ao perguntar na localidade, as pessoas indicam o mesmo, dizendo que em tudo ele está envolvido.


Ao procurarmos o mesmo e questionamos os problemas do distrito, o Clodoaldo Nunes de Andrade disse que:

Hoje no Distrito de Paranorte as estradas são uma das grandes dificuldades que encontramos, não somente a estrada principal que dá acesso a Juara, a qual está sendo recuperada num trecho 100 km, mas que irá faltar um percurso de 35 km, e o que normalmente é sempre um dos piores. Como também as estradas vicinais que dão acesso as fazendas e sítios. Por exemplo, há algumas dessas estradas que se chover não tem como passar e nem voltar nela mesma. Problema em ponte, problema de aterro. Ou seja, apesar de estarmos recebendo recursos para a estrada principal, as estradas vicinais ainda são uma grande demanda. Uma grande dificuldade para o produtor”, comentou Clodoaldo.


Na questão de atendimento de Saúde o representante da comunidade, Clodoaldo Nunes destacou que:


Na parte de saúde está se resolvendo, ficamos um tempo sem médico. Agora recebemos um médico novamente do programa mais médicos, pela secretaria de saúde que fez o trabalho e se empenhou, e conseguiu solucionar este problema. Temos inclusive enfermeira e discutimos com o prefeito e a primeira dama a respeito de um dentista para atender a comunidade, mas principalmente atender a comunidade escolar. No setor de saúde precisamos melhor, mas apesar das dificuldades estamos sendo bem atendidos pelo Doutor Rodrigo e a Enfermeira Camila, os quais tem feito um bom atendimento à população”, comentou Clodoaldo.


Na oportunidade, o líder da comunidade local destacou que:


Na questão de Segurança estamos bem Graças a Deus, é um ponto que não temos dificuldades. Temos um destacamento comandado pelo 1º Sargento Queiroz que juntamente com um bom efetivo de policiais trabalham garantindo nossa segurança”, comentou Clodoaldo.


Com relação ao setor educacional na localidade, o líder local destacou que:


Outra dificuldade que encontramos é na área da educação, que tem dado um grande trabalho tanto para população como para a administração, pois é um problema que vem se arrastando de outras gestões. Em questão de reforma de escola, ampliação, melhoria na quadra esportiva, estivemos com o prefeito e o Ministério Público, pois há uma parte da escola que está sem energia elétrica e sem ventiladores. Mas estamos cobrando e correndo atrás e segundo a Prefeitura nas próximas semanas já iniciarão essas obras”, comentou Clodoaldo.


Em suas conclusões, Clodoaldo lamentou o processo de recuperação da estrada principal que liga Paranorte a Juara, pois, no entender do mesmo, e diversos moradores o processo de recuperação deveria ter iniciado do Distrito a sede do município, todavia, foi o contrário, neste sentido Clodoaldo disse que:


Acreditamos que foi licitado de forma errada, pois licitaram 100 km saindo de Águas Claras rumo a Paranorte, e para nós seria interessante que tivessem licitado invertido, de Paranorte sentido a Juara, pois o trecho que iria faltar estaria perto de Juara, ficando mais fácil a manutenção para Juara, do que um distrito afastado como nós. E hoje nossa área se encontra em bem pior situação em questão de estradas. Já foram recuperados em torno de 60% da licitação, mesmo com a recuperação da licitação podemos ver que em alguns pontos já deram problemas. E também sempre temos cobrado do prefeito essa questão. Acredito agora com a empresa começando novamente, vai ter uma nova vistoria neste trecho. Com o Ministério Público, prefeitura e a empresa. Inclusive estamos planejando formar uma comissão de moradores para no dia que houver essa vistoria, irmos lá e acompanhar. Pois sabemos de alguns pontos que não foram feitos de acordo com as normas e de forma correta e estamos de olho e com certeza iremos cobrar”, finalizou Clodoaldo Nunes.


Por: Maurilio Trindade Aun

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page