top of page

Menina de 14 anos se recusa a medir seu IMC na escola e dá aula de aceitação do corpo

  • Redação Hypeness
  • 4 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Uma estudante norte-americana de Indiana acredita que o índice de massa corporal é uma forma ultrapassada e imprecisa de ser medir a saúde. E, apesar de seus 14 anos, ela não teve medo de defender suas ideias.


Alunos do oitavo ano de um colégio do ensino fundamental foram convidados para medirem seus índices de IMC, ou seja, índice de massa corpórea, na aula de Educação Física. Por não concordar com isso, ela escreveu uma carta lacradora explicando os seus pontos de vista aos diretores e professores da escola.


O cálculo é feito a partir da divisão do peso da pessoa pela altura ao quadrado, classificando então diferentes níveis entre obesidade e magreza. Esse método coloca a menina na categoria de “obesa”, mesmo sabendo que ela é praticante assídua de atividade esportiva. Isso acontece porque o cálculo não distingue gordura de músculo.


“Como pode alguém que mantém a forma, come saudável e não corre o risco de ter doenças cardíacas e diabetes ser julgada por um cálculo?“, pergunta a adolescente, na carta que foi postada por um amigo da família no Facebook.


E prossegue: “O IMC é um modo obsoleto de determinar a saúde do corpo de uma pessoa e é uma medição que não deve ser utilizada no ambiente escolar, onde os estudantes já são pouco conscientes de si e sentem falta de confiança na próprio corpo“.


A conclusão é uma lição para todos os adultos e uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a forma como impomos padrões logo desde a infância: “O médico me assegurou que não estou acima do peso. Estou começando a amar meu corpo e não tenciono deixar que um cálculo estéril e obsoleto e um professor de ginástica me digam que sou obesa, porque eu não sou“.


Muitos cientistas concordam com a menina, considerando este um método raso de informações que não distingue diferentes tipos de gordura. “Meu IMC não é da sua conta, porque ele e o meu corpo são perfeitos e bonitos do jeito que eles são”, conclui a menina, cuja identidade foi protegida. You go, girl!



 
 
 

Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                    Email: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                    Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page