top of page

Perdi a carteira de vacinação. Preciso tomar todas as vacinas de novo?

  • Daniel Navas Colaboração para o VivaBem
  • 6 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

A perda da carteirinha não faz com que a pessoa tenha que ser imunizada com vacinas que tomou desde a infância, pois o risco de infecção e a exposição aos agentes muda com o passar dos anos. A primeira medida é procurar o local onde foi vacinado.


Esses estabelecimentos possuem o registro de todas as vacinas realizadas e esse serviço está em processo de informatização na rede pública. Vale esclarecer que aqueles que perderam a carteirinha de vacinação e que não conseguiram resgatar os registros, não receberão todas as vacinas e sim as indicadas para sua faixa etária. Isso porque o calendário de vacinação é construído levando-se em consideração a incidência das doenças em cada idade.


As vacinas estimulam o sistema imunológico a proteger as pessoas contra doenças transmissíveis. Assim, elas têm o poder de proteger cada pessoa individualmente e de contribuir para a erradicação daquela doença.


À medida que aquele microrganismo deixa de causar doença em certa população, o mesmo deixa de circular numa determinada área, levando, então, à erradicação da doença.


Para quem precisa tomar mais de uma vacina, saiba que elas podem ser realizadas no mesmo dia. Entretanto, caso isso não ocorra, o intervalo mínimo entre elas deve ser de 30 dias, quando o esquema incluir vacinas de vírus atenuado (como da poliomielite oral, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e febre amarela). Tempo esse para que o sistema imunológico do corpo responda corretamente à imunização.


Fontes: André Machado, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Carolina Ali Santos, infectologista e professora do DECPA (Departamento de Clinicas Pediátrica e do Adulto) da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e Lessandra Michelin, diretora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).



 
 
 

Comentários


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
MDIACO~1_edited.png
MDIADI~1.PNG
CAPA COM CONTRACAPA DO 2º Livro da Série Mestres e Guardiões de Si.png
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Mídia de Divulgação do Projeto Social Literário PRONAC 2316326.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE                              E-mail: afolhadovale@hotmail.com             

CNPJ/PIX: 32.744.303/0001-05                                                        Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page