Na verdade existem inúmeros mecanismo de comunicação, indo de códigos, símbolos, sequências numéricas, gestos, sigilos, sem considerar as frequências e Sequências sonoras, e espectros de luz, além das somatizações físicas. Noutros casos, os (Sentimentos & Emoções), são 'comunicadores' universais (Redação A Folha do Vale, 2020,p.1).
Mas, frente a 'torre de Babel', existem 6.909 idiomas diferentes faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950.
Mas a maioria desses idiomas a gente quase não ouve: 6 520 línguas (cerca de 94% do total) estão na boca de apenas 6% dos habitantes da Terra, enquanto o restante da população mundial usa apenas 389 idiomas.
Há pelo menos 172 línguas com pelo menos 3 milhões de falantes – do chinês ao tachelhit, do Marrocos, e o quimbundo, de Angola. Já entre as línguas “nanicas” estão idiomas que lutam para sobreviver.
Existem quase 500 idiomas que correm o risco de ser extintos. Na China, o chinês predomina, mas há uma língua, o ayizi, com apenas 50 falantes, em um país com mais de 1 bilhão de pessoas.