Propriedade fitoenergética da Tanchagem

Tanchagem (Tansagem) (Plantago major): Elimina a maldade interior; reduz o excesso de preocupação; cria potencialidade energética contra o Mal de Alzheimer; elimina o mal-estar; fortalece a energia dos ossos; elimina a timidez; o excesso de perfeccionismo e ajuda a construir uma personalidade ética.
A tanchagem pode ser utilizada como uma erva medicinal e, em algumas culturas, serve até mesmo como alimento. As espécies mais conhecidas dessa planta são a Plantago ovata, Plantago tomentosa, Plantago lanceolata e Plantago Maior.
As sementes da tanchagem são muito utilizadas para tratar colesterol alto e prisão de ventre. As folhas da planta são anti-inflamatórias, antimicrobianas e também tem efeito analgésico. Ela ainda é ótima quando o assunto é regeneração da pele. Outra utilidade para ela é durante gripes, diarreias e outros sintomas resultantes de gripes e resfriados. As aftas também podem ser eliminadas através do uso da planta.
Essa planta ainda é rica em cálcio, minerais e vitaminas, principalmente a vitamina K (motivo de ela ser utilizada nos emplastos para curar cortes e outros ferimentos). Quando usada para machucados, ela age como um cicatrizante e acelera a coagulação do sangue.
Na gastronomia, as folhas da tanchagem podem compor saladas, ser refogadas ou fazer parte de uma sopa. Para ser utilizada como planta medicinal para os problemas de saúde citados, ela deve ser consumida em forma de chá.
Fonte: Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma – Bruno J. Gimenes