top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Arquétipos e Poder o Significado do Pavão


Auto estima, Perfeição, Beleza, Amor, Paz Interior, Paz de Espírito, Proteção, Coragem, BoaSorte, Compaixão, Generosidade, Inteligência, Conhecimento, Sabedoria, Harmonia, Serenidade, Sagrado, Bondade, Paciência, Pureza, Purificação, Fertilidade, Prosperidade, Realeza, Glória, Luxo, Riqueza, Magnitude, Poder, Totalidade, Magnificência.


Considerado a Ave do Paraíso, o Pavão é representado pela impressionante harmonia de suas formas e pela exuberância de suas cores. Regeneração, Imortalidade, Eternidade, Incorruptibilidade, longevidade, Habilidades Extra-Sensoriais, Intuição, Oculto, Magia, Transmutação e Transformar, Renascimento, Autoconfiança,



Está associado à beleza e à perfeição, e a elevadíssima auto estima

O animal de “cem olhos”, é um símbolo da visão de Deus.


Se alimentam de plantas venenosas e cobras, por isso antigamente acreditava-se que era imune aos venenos, sendo capaz de transformar as toxinas que ingere nas cores radiantes de suas penas.



Suas penas simbolizem incorruptibilidade, imortalidade, triunfo sobre a morte, capacidade de regeneração e transmutação. Durante o inverno, as penas deste majestoso pássaro caem para que nasçam outras novas durante a primavera, sempre com a frequência da transmutação de energia, mostrando a necessidade de mudar a visão para poder transformar, saindo da densidade para atingir a elevação.


Quando expande, abrindo sua cauda e brilhando, apresenta ao mundo sua melhor parte. Tornou-se um símbolo espiritual, de renascimento para muitas culturas, que atribuíram sentidos muito elevados para a energia que o pavão transmite.



Na índia: É considerado um animal sagrado.


São encontrados nos jardins dos palácios e templos hindus, lugares considerados sagrados, e são alimentados por seus sacerdotes.


Budismo Tibetano: Em cerimônias religiosas, simboliza o bodhisatva, aquele que transcende, ou seja, que não são atraídos pelos venenos emocionais como a raiva, ciúme, inveja, ira, é capaz de conviver entre as pessoas ajudando-as a obter a iluminação, sem se deixar contaminar pelos fatores externos e impuros.


Simboliza a pureza de vida e a boa sorte, suas penas representam purificação da alma. Os budistas associam penas de pavão com abertura, pois estas aves exibem tudo ao abrirem suas caudas.


Atribuem enorme significância ao fato dessa ave se alimentar de plantas venenosas, representando a habilidade de crescer face ao sofrimento, transformando-se em beleza.


No Hinduismo: Sua imagem é caracterizada como uma divindade que traz prospridade. Associado à deusa Lakshmi: as penas representam suas qualidades: Bondade, Paciência, Prosperidade e Boa Sorte.


Sarasvati, a deusa do Conhecimento, da Fala, da Poesia, da Música, dos Estudos e da Sabedoria monta em um pavão.

Segundo a lenda, certa vez, o mais formoso dos pavões, ao ouvir encantado Krishna tocar sua doce flauta, ofereceu-lhe de presente a sua mais bela pena. Krishna fez uma coroa, que a usava como símbolo do domínio da vaidade e da luxúria, pela força e pela luz da consciência.


A pena de pavão na cabeça de Krishna também nos lembra que a verdadeira beleza está no Conhecimento de Deus. Na China e no Vietnã: Por volta do século XIII até o século XVIII, o pavão se tornou símbolo de fertilidade, abundância e prosperidade. O povo chinês acreditava que o olhar do pavão poderia até engravidar uma mulher.


No Islã: Na tradição sufi, ramo esotérico do islamismo, o pavão possui um importante papel iconográfico, os sufis contam que quando a Luz se manifestou e o Self (o Eu Superior) viu sua imagem refletida num espelho pela primeira vez, ele viu um pavão com sua cauda aberta.


A cauda do pavão também tem uma atenção especial: representam as virtudes espirituais irradiadas pelo Olho do Coração. No Islamismo, o pavão recepciona as almas nos portões do paraíso.


Xamanismo: O pavão representa a bondade, magia e a generosidade com todos. Ele possui um antigo conhecimento de magia e é capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que se pretende.


No Xamanismo Ancestral o Clã do Pavão louva o animal e seu elemento regente no universo é o fogo. Na prática do xamanismo, o pavão é um animal de poder evocado na cura psíquica cujo intuito é propiciar atitudes de coragem e dissipação de medos.


Pavão Branco: Simboliza a paz, a neutralidade, a generosidade, bondade, a capacidade de abarcar a vida e a pureza. De acordo com o site My Power Animals, A Ordem do pavão Branco é uma antiga ordem de xamãs, descendem do Planeta Vênus.


Esses pássaros são vistos como protetores, já que eles guardam o templo da ordem em Vênus e gritam para alertar quando alguém está se aproximando. Antigamente, os pavões brancos eram usados para representar Jesus Cristo, sendo considerado um símbolo da morte, ressurreição e longevidade da vida, da realeza, glória e pureza de coração, da eternidade, da imortalidade e da totalidade.



Sua cor branca representa seu espírito santo, conceitos esses diretamente ligados a cor padrão das caudas do pavão que adquiriu um significado de omnisciência, o Deus que tudo vê.


O desenho da sua cauda representa as Estrelas e o Universo e sua coroa semelhante a uma estrela de seis pontas simboliza sua magnitude e poder.


Teosofia: Consideram o pavão como um “Emblema da inteligência de cem olhos e, também, da Iniciação”. Representando a sabedoria e o conhecimento oculto, segundo o Glossário de Helena Blavatsky.


Os “olhos” das penas do pavão é considerado símbolo da intuição e habilidades extra-sensoriais, por ser associado à glândula pineal, fazendo dela um símbolo sagrado espiritual relacionado a mediunidade.


Na Grécia Antiga: O Pavão era um dos animais de Hera, deidade que regia o casamento. Eles acreditavam que pela ligação com a deusa Olímpica, seu corpo não se corrompia após a morte.


Existem algumas lendas, que cada pena do pavão representa um olho de Hera em cima de Zeus. Procure tomar cuidado com a sombra, pois se você tem um ciúme acima do normal, use com outro arquétipo para diminuir a sombra e fique atento.


A ave aparece também como a protegida da Hera (ou Juno, para os romanos). De acordo com o mito, ela colocava "olhos" nas penas dos pavões, simbolizando o conhecimento de quem tudo vê e a sabedoria dos céus.


Sendo associado a Hera, transmite a frequência do feminino, do luxo, riqueza e bom gosto. Devido a ativação do feminino ele traz também a sensualidade. Representa a autoconfiança, autoestima e autoimagem.


Para ativar a energia do pavão, dedique alguns minutis diários para admirá-lo. Quadro, um tecido estampado, uma almofada, roupa, joia, imagem no celular, documentário, livro, história, lembrança, todos que estiverem expostos ao arquétipos, receberam a energia dele. Dizem que se encontrar uma pena de pavão traz boa sorte, harmonia, serenidade e paz de espírito.


Autoria: Ana Tom do Universo Quântico

bottom of page