top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Feng Shui na Harmonização de Ambientes, um guia básico de Equilíbrio de elementos em cada ambiente

Por: Fátima Senra do Portal Casa & Cia


Na tradução do chinês, Feng representa Vento, ou ar. E, Shui representa água. O vento representa a energia invisível mas que se pode sentir e não pode ser detido; a água é a energia visível que se pode direcionar. O principal objetivo do feng shui é promover a boa circulação de uma energia denominada chi, que permeia tudo o que vive no universo.


O Chi é considerado a força vital que está presente em todos os elementos da natureza.


Dessa forma, o “vento e água” são as correntes que fazem circular o Chi, estimulando as energias positivas e melhorando a sua vida. O projeto arquitetônico e de interiores pode ser concebido seguindo princípios do Feng shui ou então aplica-se a correção dos diversos setores de uma edificação. Para isso é preciso que contratemos um profissional consultor de Feng shui ou que façamos diversas leituras de livros que possam nos orientar nesse sentido.


O Feng Shui deve ser estudado de modo diferente nos dois hemisférios do planeta, já que muitas situações se espelham em relação a linha do Equador. A correção dos fatores negativos também será mais precisa, se forem levadas em consideração a data, local e hora do nascimento da pessoa que habita ou utiliza o espaço que será tratado.


Desse modo até o Baguá, que é utilizado a fim de setorizar os diversos ambientes de uma construção, deve ser aplicado de modo invertido ao que ocorre no hemisfério Norte. Baguá espelhado para o hemisfério Sul. Um exemplo dessa inversão é a posição LI do fogo, que no hemisfério norte ocupa a situação sul que é o local mais ensolarado por lá, já que o sol nasce a leste e se 'põe' a oeste, inclinando-se durante sua trajetória para sul. Mas aqui no hemisfério sul a situação se dá ao contrário, pois o sol nasce também a leste e morre a oeste mas inclina-se para o norte, onde temos o local mais ensolarado e repleto das energias Yang que caracterizam o calor.


Portanto, para o hemisfério sul, a posição LI (àrea do Sucesso) volta-se à posição Norte. A forma mais precisa de se posicionar o baguá em cada ambiente é setorizando em função dos pontos cardeais da casa. Para o posicionamento mais preciso do baguá, o ideal é o uso de uma bússola e o estudo deve ser feito com base na planta baixa da edificação.


Assim, o baguá poderá ser colocado no centro da planta de modo que o seu norte coincida com o norte da casa. Você poderá então ativar o aspecto que estiver em maior prioridade naquele momento, providenciando as devidas correções para o Trabalho e carreira, ou casamento e relacionamento familiar, e assim por diante.


Através do Feng Shui, é possível determinar a organização espacial e a decoração mais favoráveis para um ambiente, de forma a garantir que a energia vital ou "Chi" seja a melhor possível, além de favorável em vários aspectos, para seus habitantes. Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do "Chi", a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria.



ORIENTAÇÕES:



Madeira: utilização de lambris e painéis nas paredes, mobiliário em madeira aparente, fibras naturais como rattan, junco e cana da índia, assoalho sem tábua corrida ou tacos e utilização de plantas que crescem verticalmente para cima, simulando o desenvolvendo de uma árvore.


Fogo: representado pelo uso das cores provenientes do vermelho em tons mais escuros como o vinho e o pink, e também pelo laranja, pelas formas angulares e recortadas, pelas cortinas com bandôs retorcidos em cores quentes e pelos tapetes e acessórios vermelhos.


Terra: simbolizada pelos tons terrosos do marrom até o bege, o revestimento de piso deve ser em lajotas de cerâmica mais natural ou rústica, ou em pedras como a ardósia, por exemplo. Vasos em terracota, paredes ou pisos em tijolos aparentes ou pedras e plantas que crescem para os lados, alastrando-se em uma simulação da própria terra, do chão.


Metal: representado pelo branco, cinza, prata e ouro; pelos pisos em granito polido; móveis em aço escovado, alumínio ou cromados; estofamentos brancos e tapetes e almofadas redondos.


Água: identificada na cor azul-marinho ou no preto; na presença física da água, como vistas para o mar ou lago, piscina, fontes, aquários, cascatas, etc; nas arcadas ou janelas em arcos e nos móveis e paredes em vidro.


Conhecimento milenar à todos.


 

Comments


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page