Fractal: a Ciência da Vida, da Mente e do Universo
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 23 de dez. de 2020
- 4 min de leitura

Você já se perguntou quais são os princípios da formação da vida, se são processos aleatórios ou organizados, e qual suas influências sobre nós? Essas questões exercem um lugar importante no pensamento filosófico e científico durante toda a história da humanidade.
Como você responde a essas perguntas pode informar muito de como você vê a realidade e como você interage com ela.
Se você acredita que o universo é aleatório e não possui sentido aparente, ou conhece alguém que pensa assim, este artigo poderá transformar a maneira como vocês percebem o mundo.
Essas questões foram esclarecidas por diversos ramos da ciência, como na matemática, física, biologia, química, geografia, astronomia e muitos outros como veremos neste artigo.
Através da mera observação da natureza se percebe padrões que se repetem em todas as escalas. Esses padrões são chamados “fractais” e têm muito a nos ensinar sobre os princípios da formação da vida, da mente e do universo.
Fractais são formas geométricas recorrentes que podem ser dimensionadas para qualquer tamanho. A escala pode variar, mas a proporção permanece constante.
Assim, podem ser usados para descrever objetivamente como sistemas naturais são criados, se organizam e evoluem.
Padrões fractais são resultantes das forças elétricas e magnéticas que predominam no universo, e por isso podem demonstrar tanto geometrias assimétricas similares à arcos voltaicos de raios, como dinâmicas simétricas análogas às formadas por campos magnéticos.
As árvores são fractais naturais, padrões que repetem cópias cada vez menores para criar a biodiversidade de uma floresta. Cada galho de árvore, do tronco às folhas, é uma cópia do que veio antes. Este é um princípio básico que vemos repetidamente na estrutura fractal das formas de vida orgânicas em todo o mundo natural.
Sistemas fluviais se ramificam assim como árvores e sistemas biológicos.
Os vasos sanguíneos são estruturas fractais. A natureza usa a geometria fractal por uma questão de eficiência energética.







Abaixo estão diversos outros exemplos de ramos que utilizam da ciência fractal:
Neurociência;
Psicologia e psicofísica;
Medicina (detecção de patologias, diagnóstico por imagem);
Engenharia e (nano)tecnologia;
Biologia;
Anatomia;
Taxonomia;
Genética;
Química;
Física;
Termodinâmica;
Cosmologia física;
Astronomia;
Geografia;
Geologia;
Geomorfologia;
Hidrologia;
Meteorologia;
Biomimética;
Arquitetura;
Música e Acústica;
Artes Plásticas
Tecnologia da informação;
Computação;
Computação gráfica;
Economia e Mercado Financeiro;
Estatística;
Análise técnica de mercado financeiro;
Linguística;
Ciências Sociais
Crescimento urbano e florestal;
Busca e resgate;
Internet, GPS;
Design de jogos;
Produção de energia;
Produção de roupas;
Metalurgia;
Arqueologia;
etc.
É muito fácil perceber que é possível aplicar o conceito de fractal em todas as áreas.
Os fractais não existem apenas no reino físico da natureza, mas também em fenômenos energéticos invisíveis. Toda a vida é composta de padrões, incluindo os pensamentos, emoções e comportamentos humanos.
Nossas mentes, assim como nossos cérebros e órgãos são sistemas fractais que funcionam analogamente aos processos energéticos observáveis da eletricidade e do magnetismo, e portanto somos sujeitos à leis de frequência, polaridade, ritmos e ciclos.
Como disse o gênio da engenharia elétrica Nikola Tesla, “Se deseja compreender os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.”
Entendendo e aplicando estes princípios é possível nos organizarmos de forma mais eficiente.
O avanço contínuo da ciência fractal e das tecnologias permitiu que hoje tenhamos uma compreensão muito mais objetiva sobre a natureza e o universo.
Vivemos em um universo fractal e a compreensão da conectividade entre as manifestações da natureza nos permite potencializar as relações individuais e coletivas para um estado de integração e autodesenvolvimento.
A ideia dos fractais aplicada em nossas vidas nos ajuda a compreender tudo melhor, nos permitindo enxergar os padrões recorrentes dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos e consequentemente do que atraímos.
Como fazemos uma coisa, influencia em como fazemos tudo. Um padrão de comportamento destrutivo em um contexto, certamente se manifestará em outros contextos, podendo desencadear uma série de eventos indesejados.
Por outro lado, o investimento de energia para examinar seus padrões vem com grande recompensa, e se você investir energia para muda-los em um contexto, ele também mudará em outros.
Portanto, exercendo esforços conscientes para alterar pequenos hábitos negativos, consequentemente estaremos programando a nossa consciência e fisiologia no sentido de uma vida mais plena e eficiente.
É aqui que reside a fonte da cura.
“Geometria Fractal não é apenas um capítulo da matemática, mas um que ajuda todo homem a ver o mesmo mundo de forma diferente.” – Benoit Mandelbrot
Para se aprofundar mais, acompanhe os próximos artigos do Fractal Science.
Gostou do assunto? Compartilhe este artigo se você acredita que ele pode beneficiar outras pessoas. Deixe nos comentários o que achou, dizendo para nós sua impressão ou possíveis dúvidas, acompanhada do seu e-mail, que responderemos em breve. Obrigado pela companhia. Apareça!
Referências:
O que são os fractais, padrões matemáticos infinitos apelidados de “impressão digital de Deus”. https://www.bbc.com/portuguese/geral-50656301
Mandelbrot, Benoit. “The Fractal Geometry of Nature.” Freeman. 1982.
Mandelbrot, Benoit. “Fractals: Form, Chance, and Dimension” Freeman. 1977.
Mandelbrot, Benoit. “How Long is the Coastline of England?: Statistical Self-Similarity and Fractional Dimension” Science, New Series. Vol.156, no.3775. May 5, 1967.
https://en.wikipedia.org/wiki/Benoit_Mandelbrot
https://en.wikipedia.org/wiki/Fractal
Turcotte, Donald. “Fractals and Chaos in Geology and Geophysics.” Cambridge, 1997.
Critchlow, Keith, “The Hidden Geometry of Flowers: Living Rhythms, Form and Number”, Floris Books, 2011.
Schneider, Michael, “A Beginner’s Guide to Constructing the Universe”, HarperPerennial, 1995.
Lefferts, Marshall, “Fractal Holographic Synergetic Universe”. http://www.cosmometry.net/fractal-holographic-synergetic-universe
NOVA. “Hunting the Hidden Dimension.” PBS, 2008. Originalmente ao ar em Outubro 28, 2008. http://www.pbs.org/wgbh/nova/physics/hunting-hidden-dimension.html
https://science.howstuffworks.com/math-concepts/fractals.htm
Mapa da Internet. https://en.wikipedia.org/wiki/Internet_Mapping_Project
Mapa da Ciência. https://www.nature.com/immersive/d41586-019-03165-4/index.html
Comments