top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

MT Ciências leva conhecimento científico para mais de 12 mil pessoas

Projeto atende prioritariamente estudantes da rede estadual e municipal

Com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no Estado, o projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, o MT Ciências, atendeu de janeiro a agosto deste ano 12.874 visitantes em 14 municípios/comunidades. Somente no mês de agosto, 2.344 pessoas conheceram as ações do projeto que, entre outras atividades, conta com experimentos científicos interativos e óculos de realidade virtual.

Uma das instalações do MT Ciências permite que o estudantes vivam a experiência de utilizar um óculos de realidade virtual. - Foto por: Marcos Salesse | Seciteci-MT

Unindo diversão e conhecimento, o MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.


A estrutura do projeto é composta por uma unidade móvel (carreta com baú adaptado), dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Além dela, em todos os pontos de parada são montados, na parte externa, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital. Durante o período em que permanece no município, toda a estrutura é utilizada para sensibilizar os visitantes sobre a importância da ciência e da biodiversidade do Estado.


Em Cuiabá foram registrados 3.788 atendimentos desde janeiro de 2023. Neste mesmo período, o município de Tangará da Serra contou com 1.785 visitantes, além de 1.591 em Nova Mutum, 1.280 no município de Juína e 833 em Água Boa.


A ação também percorreu as comunidades de Barão de Melgaço, Porto Brandão, São Pedro de Joselândia, São Lourenço de Fátima e Araguaína. Já durante o mês de agosto o projeto passou por mais quatro cidades, sendo elas Nova Brasilândia, Poxoréu, Reserva do Cabaçal e Várzea Grande.


De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Natanael Silva de Andrade, o projeto vem conquistando cada vez mais espaço e efetivando parcerias importantes com prefeituras, escolas e outras instituições, alcançando números expressivos de atendimento.


“Ainda temos uma extensa agenda até o fim do ano em busca de proporcionar ao cidadão mato-grossense grandes vivências e experiências no contexto da ciência”, destacou.


Agenda


Em setembro, a primeira ação do mês será realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 520 km de Cuiabá), entre os dias 4 a 6. A carreta vai permanecer na Quadra Melânio Assumpção, região central do município. Além dos estudantes da rede municipal e estadual, as instalações também estarão disponíveis para visita da comunidade externa.


Por: Marcos Salesse | Seciteci-MT




bottom of page