Plantas Fitoenergéticas dicas ao cultivo de plantas que cooperam ao bem estar
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Alfazema: A alfazema é uma planta medicinal extremamente versátil, utilizada para tratar diversos problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, graças às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas. No ambiente, afasta a energia negativa, atrai prosperidade e alegrias. Ela suaviza e acalma. Desde a Antiguidade, a planta era usada em banhos de imersão por gregos e romanos, provavelmente devido ao delicado aroma calmante de suas flores.

Hortelã: é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que auxiliam no tratamento de problemas digestivos, como má digestão, gases, náuseas ou vômitos, por exemplo. Além disso, a hortelã possui efeitos calmantes e expectorantes. Como planta fitoenergética, ela atrai prosperidade e simboliza tranquilidade.

Erva-doce: Esta planta é amplamente utilizada para tratar gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dores de cabeça, graças às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispépticas. A erva-doce também é empregada em produtos cosméticos e de perfumaria, disponível em várias formas, como extrato seco e óleo, em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Como planta fitoenergética, é considerada capaz de oferecer proteção contra energias negativas.

Manjericão: é uma planta medicinal e aromática com propriedades como ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífuga, estimulante, antiemética, antitussígena e anti-inflamatória. Como planta fitoenergética, o manjericão pode aumentar a sensibilidade para perceber os outros ao seu redor, ajudando a se tornar mais empático e a viver em harmonia com a comunidade.

Arruda: A arruda possui propriedades analgésicas, antiasmáticas, antiepiléticas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, calmantes, febrífugas, vermífugas e fortificantes. Como planta fitoenergética, é utilizada para proteção pessoal e emite vibrações de prosperidade e entusiasmo.

Aloe vera/ Babosa: uma excelente aliada para a saúde do cabelo e da pele, a babosa também pode ser utilizada no tratamento de problemas como dor muscular, queimaduras, feridas, gripe, insônia, pé de atleta, inflamações, prisão de ventre e dificuldades digestivas. Como planta fitoenergética, ela limpa e purifica, atraindo boas energias e prosperidade para o seu lar.

Calêndula: As propriedades da calêndula incluem sua ação adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida. Como planta fitoenergética , é excelente para fortalecer o interior, para afastar violência, para atrair amor, para afastar todo tipo de negatividade.

Camomila: Uma planta que ajuda a combater o estresse e a ansiedade, além de aliviar sintomas de inflamações e resfriados. O vapor do chá deve ser inalado profundamente por cerca de 10 minutos. Para melhores resultados, posicione o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Como planta fitoenergética, atrai prosperidade, elimina raiva, ódio, mágoas e medo, promovendo otimismo e reduzindo o estresse emocional.

Erva-cidreira: amplamente usada no tratamento de problemas digestivos, também pode ajudar a controlar os sintomas da ansiedade devido às suas propriedades calmantes, proporcionando uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Como planta fitoenergética, pesquisas indicam que a cidreira ajuda a eliminar pesadelos, insônia e distúrbios do sono, permitindo uma noite mais tranquila e um sono mais profundo.

Losna: tem propriedades tônica, vermífuga, estimulante uterina, colagoga, anti-inflamatória, estimula o fígado e o sistema imunológico. Como planta fitoenergética, traz felicidade, coragem, êxtase espiritual e devoção.

Se você quer aproveitar todos esses benefícios da jardinagem, que tal iniciar agora com um pequeno canteiro no seu quintal ou na varanda? Independentemente do espaço disponível, é sempre viável ter um jardim em casa.
Comentários