O Chackra laríngeo, é o centro energético correspondente à comunicação, expressão, autenticidade e auto aceitação. Esta vinculado a nossa capacidade de comunicação, criatividade, expressão de ideias, do som (voz) e da vibração (timbre), da capacidade de receber (ouvir) e assimilar (interpretar). Relaciona-se com os sentidos da audição, do paladar e do olfato além de comandar a postura do corpo. (Veja o conteúdo inteiro da postagem).
NOME: Anahata
LOCALIZAÇÃO: Região da garganta.
FUNÇÃO CORRELACIONADA: Audição
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS: Tireoide
CORPO ÁURICO: Astral
COR: Azul claro. Azul marinho. Azul prateado
ELEMENTO: Éter
A nuca, queixo, ouvidos, órgãos da voz, traqueia, brônquios, região pulmonar superior, esôfago e braços influenciam no funcionamento deste ponto energético e vice-versa.
Chakra Laríngeo: características
É por esse centro de energia que encontramos a nossa maior capacidade de expressão, a comunicação através da voz, gestual e audição. Ele também faz uma importante ligação entre os Chakras inferiores com os superiores. É um transmissor de nossos conteúdos internos, como raiva, amor, medo, pensamentos, impulsos e reações ao mundo externo.
A mentira é a maior fonte de bloqueio deste chakra e, como consequência, a honestidade é a principal forma de desbloqueá-lo. A interrupção do fluxo de energia gera problemas de comunicação, disfunções na tireoide e na laringe, além de prejudicar a criatividade e a capacidade de se expressar para os outros e para si mesmo. Por isso, ser sincero consigo e com outros é essencial. Consuma muita água e estimule sua comunicação de todas as formas, mesmo que seja escrevendo, cantando ou até falando consigo mesmo.
Em equilíbrio:
Com o funcionamento harmônico deste quinto Plexo, nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança. Também nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas. Desenvolvemos nele a capacidade de ouvir com generosidade e o acolhimento amoroso das ações mais delicadas que acabam promovendo maior independência de expressão e uma profunda alegria.
Em desequilíbrio:
O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão. A pessoa não vivencia nada para não correr riscos de não ser aprovada.
O funcionamento falho do Chakra Laríngeo costuma perturbar a comunicação entre a mente e o corpo. A culpa e medo inconscientes são bem comuns neste caso, acabam impedindo a espontaneidade e causando muita dificuldade em entrar em contato com seus sentimentos mais profundos.
Quando em desarmonia, a pessoa passa a ter medo da rejeição e da censura, medo do fracasso na vida social e fica agressiva, adotando uma atitude instintiva de defesa. Favorece o aparecimento de doenças como resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça, dores na base da nuca, problemas dentários e bruxismo.
Pode também desenvolver tanta vergonha de suas percepções internas que o convívio social fica prejudicado por medo da opinião dos outros. É no Chakra Laríngeo que desenvolvemos a capacidade de ouvir com generosidade.
O poder da expressão fica neste chakra e sem ele se torna difícil de realizar, criar, acreditar e sentir o prazer da liberdade nas situações da vida.
Um bom ponto à ser questionado é: “eu sinto que tenho segurança bastante para me expressar com alegria?
Outras questões boas de se responder são:
Tenho sido ousado e acredito na minha criatividade?
Acredito que sou bom o bastante para…
Como me sinto em relação a…(tal situação ou pessoa)?
Confio em mim?
Sou sincero comigo e com a vida?
Tenho me sentido confiante em meus relacionamentos profissionais?
Me sinto muito carente e não compreendido?
Estou reprimindo sentimentos e atitudes amorosas em meu dia a dia?
O que pode estar frequente em meu dia a dia que reconheço ser apenas uma crença?
Será que me permito expressar de forma diferente?
Como posso ser mais criativo nesta auto investigação?
Sintomas físicos do desequilíbrio deste Chackra:
Laringite, faringite, problemas de tiroide e paratireoide, doenças mentais, distúrbios da fala, gagueira e surdez.
Reações emocionais quando em desequilíbrio:
Fobia, covardia, falta de criatividade, mentalidade e expressão tacanha, rude e pobreza de espírito, criticismo, preconceitos, atitudes extremamente racionais, pessoa que reclama o tempo todo, agressividade verbal e apego a crenças limitantes... indecisão.
PREVENÇÃO/ TRATAMENTO:
Acalmar a mente, o passado, as críticas, os julgamentos e prestar atenção na respiração.
Cessar com fofocas, lisonjas e 'puxa-saquismo';
Cessar com a pronuncia de palavras negativas.