top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração de Porto dos Gaúchos orienta a população para a separação de materiais recicláveis

Administração municipal de Porto dos Gaúchos orienta a população para a devida separação dos lixos recicláveis, motivando uma mudança de atitudes e contribuindo com a qualidade de vida da população e zelo pelo meio ambiente.

No município, há mais de um ano vem sendo realizado a coleta de material reciclável, devidamente separado pelos munícipes, e recolhidos pelo caminhão de coleta e encaminhados ao Recicla Porto onde os materiais eram prensados e encaminhados a fábrica, onde são reaproveitados, servindo de insumos para a fabricação de novos produtos.


O trabalho de coleta seletiva e a devida separação dos materiais recicláveis, orgânicos, pilhas e o devido armazenamento de óleo usado em Garafa PET, vem sendo incentivado pela atual equipe de governo de Porto dos Gaúchos que compreende a necessidade e a importância do envolvimento de todos os munícipes nesse trabalho.


E agora, com o termino do período para a desativação dos lixões em todo território nacional estabelecido em 03 de Agosto 2014, a equipe de governo vem intensificando o processo de conscientização dos munícipes que colaboram para a manutenção do ciclo reverso de diversos produtos recicláveis. Enfatizando o lema: Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar.


Com isso, o trabalho de coleta seletiva no município está sendo intensificado, e os produtos inutilizáveis e que não são recicláveis, são armazenados em contêineres e encaminhados ao Aterro Sanitário de Primaverinha em Sorriso – MT.


Portanto, a secretaria de meio ambiente e turismo de Porto dos Gaúchos enfatiza a importância da devida separação dos materiais recicláveis e orgânicos para a agilidade dos trabalhos dos coletores seletivos e redução de custos com o envio de material para o aterro sanitário.


De acordo com o biólogo e chefe de departamento da Sematur, Lair Heinen, “é necessário a colaboração de todos os munícipes, comércios, órgãos públicos e privados, na separação dos materiais recicláveis para agilizar o trabalho dos coletores”.


O município vem sendo uma referência no trabalho de conscientização dos munícipes, e de acordo com o prefeito Baixinho Piovesan, o trabalho vem surtindo efeito devido ao envolvimento dos munícipes que colaboram e compreendem a importância deste trabalho para o melhoramento da qualidade de vida da população. Por isso a prefeitura vem prestando o total apoio aos empreendedores que visam trabalhar com a reciclagem, diminuindo o desperdício de materiais e gerando emprego e renda no município e com isto gerando menos gastos públicos com o envio de contêineres para o Aterro de Primaverinha.


Confira a seguir a programação para a coleta seletiva em Porto dos Gaúchos:

Segunda, quarta e sexta-feira: Serão recolhidos nas lixeiras apenas lixo orgânico pela equipe de coleta da secretaria municipal de Infraestrutura.


Terça-feira: só será recolhido lixo reciclável, que será feito pela empresa Recicla Porto.

Quinta-feira: só será recolhido lixo reciclável dos comércios, também feito pela empresa Recicla Porto.


Premiações: Durante o ano será realizado sorteios de Bicicletas por residências que colaborarem com a campanha, o critério para receber cupons é separando os materiais recicláveis e colocá-los no coletor no dia da coleta.


¹Logística Reversa é um processo que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadorias por motivo de desistência ou de defeito e finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da Logística Reversa (LR) é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.


PAPEL RECICLÁVEL (Coletor Azul):

Folhas; Jornais; Revistas; Papelão; Cartolina; Cartões; Envelopes; Tetra Park (Embalagem Longa Vida); Impressos em Geral


METAIS RECICLÁVEIS (Coletor Amarelo)

Latas de Alumínio; Canos; Arames; Esquadrias; Ferragens; Molas


VIDROS RECICLÁVEIS (Coletor Verde)

Embalagens de Molho; Potes de Vidros; Copos; Garrafas; Frascos de Vidro


PLASTICOS RECICLÁVEIS (Coletor Vermelho)

Tampas; Potes de Alimento; Pet (Garrafas plásticas); Sacos Plásticos Baldes; Brinquedos; Tampas; PVC


RESÍDUOS ORGÂNICOS

Restos de alimentos; Cascas de frutas; Folhas de Arvore


Maiores informações na SEMATUR pelo Fone: 3526 1847.

Por: Elizangela Trindade


bottom of page