top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Saúde em Foco: Maçã e suas utilidades medicinais


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios


A maçã (Pirus malus) é um excelente fruto, que reúne em sí diversas utilidades medicinais que fazem valer o ditado inglês "One apple a day keeps the doctor away" / uma maça por dia mantém o médico longe.


Fruto de uma árvore de porte mediano, da família das Rosácea, originária da Ásia Central e das regiões do Cáucaso. Da Europa, a macieira, foi trazida ao Brasil, e se aclimatou as Estados do Sul. Há, em todo mundo, milhares de variedades de maça. A maçã caracteristicamente brasileira, é saborosa, suavemente ácida e relativamente doce.


"A maça é um depurativo do sangue. Em virtude do seu conteúdo em ácido málico, elimina os detritos provenientes do metabolismo. As curas de maçã combatem gota e o reumatismo. Leclerc afirma que uma dieta de 100 gramas de maçã. como parte da primeira refeição, produz apreciáveis efeitos antiartríticos" (BALBACH, BOARIM, 1993, p.251).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO DA MAÇÃ: In natura

Indicado ao tratamento de: Albuminúria, Diabete melito (Passar um ou dois dias por semana só com maçãs. Substituir refeições por maçã, exclusivamente), Artrite (Substituir uma refeição do dia por maçãs, exclusivamente, de preferência o desjejum, durante um ou dois meses); Aterosclerose, Prevenir cárie dentária, Doenças do Fígado, Hemorroidas, (Comer maçã abundantemente, substituir, de vez em quando, refeições por maçã, exclusivamente). Dispepsia (Substituir o desjejum por maçãs cruas, esporadicamente); Sífilis (Recomenda-se passar um ou dois dias por semana, durante um período de meses, com dieta exclusiva de maçãs).


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO DA MAÇÃ: Cozidas ou assadas.

Indicado ao tratamento de: Asma, Bronquite, Catarro pulmonar, Pneumonia, Resfriado, Doenças respiratórias (Assar a maçã. Fazer uma refeição de maçã assada, quente, com torradas; e outra refeição de maçã crua, por alguns dias. Cozer a maçã picada, em água, com mel; tomar este caldo várias vezes ao dia); Cólera (Cozinha as maçãs e tomar o caldo); Distúrbios da digestão, Disenteria, Doenças do estômago, Hipercloridria, (Fazer refeições de maçã cozida com torrada); Dores reumáticas (Cozinhar a maçã em forma de geléia e friccionar as partes afetadas com esta pasta.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

SUCO FRESCO DE MAÇÃ:

Indicado ao tratamento de: Doenças da bexiga, Cálculos da Vesícula (Tomar abundantemente o suco fresco de maçã), Colite (Tomar suco de maçã abundantemente. Recomenda-se passar um ou dois dias por semana, durante um período de meses, com dieta exclusivas de maçãs);


Difteria (Tomar abundantemente o suco de maçã. Os cuidados médicos são indispensáveis); Conjuntivite, Inflamações dos olhos (Lavar os olhos duas vezes por dia com algodão embebido em suco de maça ácida. Pode-se fazer cataplasma com maçã madura ralada); Dispepsia, Doenças do estômago, (Tomar suco de maçã, em lugar do jantar, durante vários dias); Transtornos da gravidez (Tomar copiosamente suco de maçã); Febre ( Tomar abundantemente o suco de maçã)

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

XAROPE DE MAÇÃ: Cozinhar o suco de maçã bem misturado com mel de abelha, durante 40 minutos. Indicado ao tratamento de: Debilidade cardiaca, Debilidade do coração, Demência, Febre, Hipocondria.


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.250-259) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.


BIBLIOGRAFIA:

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page