top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração Pública de Porto dos Gaúchos Investe na Educação

Uma administração pública que verdadeiramente importa-se com sua população procura investir na educação, pois é por meio dela que podemos nos transformar como seres humanos a procura nem somente de melhor salário, cargo e posição social, mas principalmente pelo aperfeiçoamento, desenvolvimento e valorização de habilidades, capacidades inerentes em cada indivíduo para contribuir com a construção de um novo mundo. Um planeta repleto de pessoas com tendências a amar seu semelhante ao invés de manter preconceitos, pessoas propensas a paz e jamais guerras, um mundo com mais justiça, igualdade e fraternidade.


E a única maneira de conseguirmos alcançar objetivos humanitários, valorizando a vida e o progresso contínuo das pessoas é trabalhar para o benefício de todos, utilizando nosso poder dentro da sociedade para elaborar ações, decidir e continuar diariamente labutando para encontrar caminhos inexplorados, desconhecidos e inovadores, que possam iluminar a vida de outras pessoas e apontar modos de edificar uma existência repleta de saúde, paz e felicidade. A educação pode mudar o rumo de uma pessoa, modificar determinada sociedade e como Nelson Mandela dizia de fato “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.


É essencial uma educação arquitetada, planejada de forma que contribua com o renascimento de pessoas capazes de possuir livre pensamento, sabendo de seus direitos/deveres. Somente com conhecimento do funcionamento de toda estrutura a qual estamos inseridos e cabidos a agir podemos fazer, optar, escolher decisões que façam emergir novos conceitos dentro da sociedade. No município de Porto dos Gaúchos a secretária de educação, Flávia Ferreira Muniz, sabendo da relevância da educação na vida do ser humano está juntamente com sua equipe de trabalho programando cursos de capacitação aos profissionais da educação.


A secretária com apoio da sua equipe de trabalho permanece pensando, trabalhando e buscando como melhorar a educação para os munícipes de Porto dos Gaúchos. Durante conversa comentou as primeiras ações realizadas no começo deste ano, com a finalidade de prestar um serviço público que esteja ligado aos anseios da população.


“Os trabalhos começaram no dia 2 de janeiro, onde fizemos pequenos reparos, houve arrumação de piso no refeitório da creche para melhorar o atendimento. As aulas iniciaram-se no dia 13 de fevereiro, e esse ano estamos trazendo vários cursos de capacitação aos profissionais, sendo um sobre o autismo e a deficiência intelectual, que é uma demanda que os profissionais solicitaram, conseguimos a parceria com a SEDUC (Secretária Executiva de Estado de Educação), para realizar entre os dias 6 e 10 de março tendo duração de 40h. Também conseguimos a capacitação dos profissionais para aplicação da prova Brasil, que será avaliado esse ano novamente pelo MEC (Ministério da Educação), e por meio da parceria com a SEDUC vamos receber dois profissionais que estarão capacitando os professores dos anos iniciais do ensino fundamental”.


Para esclarecimento da população, a secretária informou sobre o número de crianças matrículas até o momento, o período com vagas disponíveis e se como está a demanda por matrículas.


“A demanda na escola do ensino fundamental permanece praticamente a mesma porque não aumentamos número de turmas devido à existência de uma escola estadual que atende a mesma faixa etária. Na educação infantil aumentou o atendimento, ano passado atendíamos em média 112 crianças e esse ano estaremos atendendo 130, foram ampliadas algumas vagas de meio período tanto no período da manhã como da tarde, e o restante continua em período integral como sempre vinha sendo feito”.


A infância é um tempo especial e importante para o crescimento, desenvolvimento integral da criança, por isso a existência de creches com profissionais aptos a desempenhar eficientemente suas funções nesse setor é fundamental. Certamente muitas mães que precisam trabalhar esperam que seus filhos sejam bem cuidados e recebam toda instrução necessária ao pleno desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e psicológico. A secretária de educação Flávia Ferreira destacou a importância das creches e quantas são disponibilizadas para o atendimento público.


“Temos apenas uma creche no município, atendendo crianças de 1 a 3 anos, o atendimento esse ano foi ampliado para ter 130 vagas, ainda temos algumas vagas para período parcial e também temos a educação infantil que é atendida na escola municipal, a qual atende quatro turmas de educação infantil Pré I e Pré II, de 4 a 5 anos de idade. Temos uma escolinha da educação infantil na Comunidade São João, outra na Comunidade Paraná e o Cambará também que atende o ensino fundamental e a educação infantil de 4 a 5 anos”.


Procurando melhorar a atuação dos educadores nessa etapa básica do ensino, a secretaria de educação em Porto dos Gaúchos tem na programação de 2017 a oferta de cursos para qualificação dos professores.


“Temos três cursos programados para ocorrer em 2017. O primeiro é sobre o autismo, tendo duração de 40h será uma semana de formação para todos os profissionais da rede municipal, estadual e privada. Abrimos algumas vagas para o município de Novo Horizonte do Norte, Juara e Tabaporã que estarão participando conosco. Para os dias 17 e 18 de março está marcado uma capacitação de preparação aos profissionais para aplicação da prova Brasil e teremos a continuidade do curso de libras, será a segunda etapa que é de interpretação, esse curso tem carga horária mais extensa, possui 6 módulos de 40h cada e será iniciado em abril”.



Por: Elizandra Trindade

Crédito das Fotos: Maurílio Trindade

bottom of page