• Elizandra Trindade

Prefeitos e Vereadores do Vale do Arinos e Juruena unidos em prol do desenvolvimento regional



O descaso, abandono da BR-174 tornou-se intolerável, há anos a população dos municípios do Vale do Juruena são enganados, controlados, “acalmados” por promessas de Governadores, pois acaba ano, começa outro, sai um e entra outro e a situação continua a mesma. Devido a isso, o progresso da região está comprometido, os empresários, investidores deixam de se interessar por essa parte do Estado para oferecer seus produtos, serviços, emprego e renda, porque as estradas são péssimas, e o tempo para transitar nelas com frequência, dependendo da condição financeira do indivíduo é duplicado ou também pode acontecer de nem conseguir chegar ao local planejado devido aos atoleiros que bloqueiam toda passagem, principalmente nesse período de chuvas constantes e intensas, assim, só em pensar de se instalar nesses locais é evidente a existência de maior percentual de prejuízo e pouco crescimento.

Também, analisando o outro lado da história, tem os munícipes que residem nesses lugares, com seu potencial de expansão comercial reduzido, pouca movimentação econômica e perda de profissionais porque ninguém deseja ficar em ilhas isoladas, sem nenhum olhar do Poder Estadual, responsável pelo travamento da região e pelo sofrimento de um povo que batalha em meio às dificuldades, na busca de sobrevivência, direitos, oportunidades e avanços. Na intenção de modificar a postura do Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, os prefeitos e vereadores fizeram “visitas” constantes no gabinete, também do vice-governador, deputados estaduais e estaduais, mas ainda são somente encharcados por palavras, discursos e ausência de ações. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores do município de Juruena, Darci Viera Lopes, esclareceu quais atos públicos estão sendo feitos em parceria, união de todos os vereadores e prefeitos da região para conquistar direitos que estão sendo descumpridos, roubados, atropelados.


"Fizemos união de sete municípios da nossa região para cobrar os direitos e o dever do governador para nossa região, estamos esquecidos, há muito tempo ficamos cobrando, correndo atrás sem nenhum resultado. Então tomamos uma providência de nos reunirmos, partindo de Brasnorte, vamos apresentar sessenta e oito vereadores junto com o executivo, ou seja, reunimos todas as Câmaras de Vereadores, no dia 20 de fevereiro (quinta-feira) nos agrupamos em Juruena e formamos a comissão de 68 vereadores, cada Câmara indicou dois membros para participar, fiquei de vice-presidente, vereador Marcos de Colniza ficou de presidente, e agora pretendemos ouvir todos os vereadores e iremos ao gabinete do governador, em Brasilia, onde for preciso cobrar o melhoramento da nossa região. Principalmente o asfalto de Castanheira a Colniza, que desde 2014 quando fomos ao gabinete do governador Silval Barbosa, houve presença de ministro, assinatura do convênio , mas, no final mudou nada. Com essa união dos municípios, vamos buscar os recursos da nossa região, que é nosso de direito”.

Recentemente os prefeitos, vereadores foram outra vez dialogar com governador, vice-governador, e o vereador Darci de Juruena comentou a situação desoladora.


“Chega de empurrar com a barriga, um jogando pra cima do outro, vamos verificar quem que está sentado em cima dessa obra, estamos representando mais de 150.000 (cento e cinquenta mil) votos da região e mais de 200.000 (duzentos mil) habitantes da região, vamos chegar ao gabinete do governador, onde for preciso, com ata, com a comissão representando toda essa população".


A união será mantida, e novas viagem serão realizadas por esses representantes populares, até conseguirem atingir o que está sendo negado e deturpado.


"No dia 17 de março está marcado para nos reunirmos em Juruena, na Câmara de Vereadores, vamos convidar população, sindicatos, madeireiros, chamar o comércio para estar discutindo o assunto, resultado da viagem e marcando outra viagem até conquistarmos nossos recursos. Cada município tem uma demanda e estaremos juntos para cobrar demandas de cada localidade".



Por: Elizandra Trindade

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg