top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Porto dos Gaúchos recebe visita técnica da SEDUC e SEAF

Porto dos Gaúchos recebeu nesta terça-feira (04), a visita do Gerente da Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) Romildo Gonçalves e representante da SEAF, Luiz Henrique para implantação do projeto “Horta Escolar” nas escolas do campo.

Os representantes do estado agendaram a visita junto ao assessor Pedagógico, Gilberto Monteiro Procópio, com intuito de conhecer as hortas escolares presentes no município e fazer a vistoria do Projeto Horta encaminhado pela Escola Estadual Renato Spinelli à Seduc.

Os representantes do Estado visitaram a horta da escola Estadual José Cleto Giehl, na comunidade Novo Paraná, onde deram orientações ao diretor Lair Heinen sobre manejo da horta e como estruturar o projeto para encaminhar para Seduc. Em seguida se dirigiram para Escola Renato Spinelli na comunidade São João, onde tiveram uma reunião com a diretora Silvana Contreiras que apresentou o projeto Horta da escola e as ações realizadas pela gestão juntamente com a comunidade escolar.

Para finalizar, acompanhou-se ainda os trabalhos desenvolvidos na horta da Escola Municipal Paulo de Almeida Costa.


Gilberto, juntamente com a Secretária de Educação Flávia Ferreira Muniz, deu suporte e acompanhou todo trabalho realizado pela equipe.

O professor Romildo Gonçalves, da Seduc, disse que o projeto já vem sendo desenvolvido a algum tempo, pela secretaria estadual de educação, e agora está sendo ampliado com apoio da Seaf para mais unidade escolares do campo.

De acordo com Romildo, o Estado de MT, possui 146 unidades escolares do campo em Mato Grosso, e destas, em 40 serão implantadas hortas, considerando que a escola da São João será uma das contempladas. Esta é uma determinação do governo do estado, do secretário de Educação, Marco Marrafon, e do secretário de agricultura, Suelme, visando o desenvolvimento de um trabalho conjunto, integrando: os gestores das unidades escolares; as assessorias pedagógicas e secretarias de Educação com intuito de desenvolver uma hora pedagogia em cada unidade escolar.

O desenvolvimento das hortas pedagógicas além de instruir o aluno a manusear o solo e levar pra casa essa experiência, possibilita também com que as escolas sejam autossuficiente na produção de hortaliças, como é o caso da escola municipal da São João que tem uma horta que já é um exemplo” disse o professor Romildo.

O representante da SEAF, Luiz Henrique, destacou que a participação da secretaria de Agricultura no projeto é com a infra-estrutura, com ferramentas, sombrites; “é uma iniciativa excelente do governador Pedro Taques que visa alavancar a agricultura familiar, ensinando os alunos das escolas do campo a lidarem com agricultura e levarem essa experiência para as propriedades de seus pais, e consequentemente melhorar a merenda escolar da unidade com implementação de hortaliças na alimentação”, destacou Luiz Henrique.

Segundo informações, Projeto ‘Horta Pedagógica deve começar a ser desenvolvido até o próximo mês de agosto na Escola Renato Spinelli.


No momento, 40 unidades serão contempladas em MT, entre elas a escola Renato Spinelli da gleba São João, onde serão instaladas estufas de 48 m² para o cultivo de todo o tipo de hortaliças, sendo toda a produção voltada ao consumo da própria comunidade escolar.

Para o desenvolvimento da iniciativa, cada escola receberá um auxílio financeiro do estado. através da Seduc e Seaf de acordo com cada realidade escolar.

No final dos trabalhos, estiveram presentes na escola Municipal Paulo de Almeida Costa os vereadores Professor Enos (PT), Kelly Duarte (DEM) e Marisane Waldow (PDT), para conhecer o projeto e aplaudiram a iniciativa, do governo do estado por meio das secretarias de estado de Educação e de Agricultura Familiar.


Assessoria, com redação Crédito à Secretária de Educação de Porto do Gaúchos: Flávia Ferreira Muniz


bottom of page