Conscientizando para o Trânsito, Conscientizando para a Vida

No dia a dia no transito, é comum, testemunharmos ou praticarmos muitas ações, que julgamos moralmente certas, mais que na verdade são ilegais e colocam em risco nossa própria segurança e das pessoas ao nosso entorno.
Por isto, tendo em vista algumas indicações repassadas à redação, trazemos aqui alguns informativos úteis que servem para revisarmos nossas atitudes, em relação ao ‘Trânsito’, num tópico ‘VOCÊ SABIA?!
Muitas vezes, até ‘sabemos’ mais as vezes nos falta um melhor entendimento do por que algumas ações são consideradas ‘infrações’ e que podem ter resultados graves?
Você sabia que é ilegal conduzir crianças, com idade inferior a 07 anos, em moto / motocicletas / biz?

Ta certo que você pode ‘se garantir’ na condução de sua motocicleta, mais felizmente ou infelizmente existem outros condutores! e estes ‘podem não vê-lo’, por estar ‘num ponto cego'; podem acabar se distraindo ao volante; podem desconhecer as ‘preferências de transito’ da cidade; podem estar conduzindo um veículo que ‘do nada’ venha a ter uma falha mecânica... e gostando ou não, quem está sobre ‘duas rodas’ é mais fácil de ir para o chão, e crianças podem se ferir mais gravemente. Pode até ser que você receba uma indenização por avarias em seu 'veículo/moto', mais ainda enquanto humanos não temos o ‘dom de curar e ressuscitar’... e isto, além de sofrer com 'a culpa/remorso', o condutor da biz/moto é passível de receber uma multa, mesmo que 'o outro esteja errado',
Você sabia que é ilegal avisar ‘condutores’ sobre realização de Blits?... Razão: Quando avisamos outros sobre realização de blits, geralmente é por que entendemos que ‘somos do bem’ e julgamos que todos sejam e por isso e queremos ‘evitar’ que outros sejam ‘multados’ por estarem com os ‘documentos atrasados, mais saiba que ao fazermos isto podemos estar contribuindo para que alguém que cometeu um crime, escape com facilidade ( inclui-se aqueles que cometeram roubos, homicídios, tráfico, sequestros, entre outros crimes).
Transportar objetos/mercadorias no interior do veículo automotivos.

Pode parecer ‘absurdo’, mas é compreensível: Quando vamos ao supermercado e ‘lotamos’ os bancos do veículo com mercadorias estamos a cometer uma inflação de trânsito, pois, em uma freada brusca estes objetos são lançados para frente podendo estes pressionar, perfurar ou cortar tanto quem conduz o veículo quanto os passageiros. O ideal é que as mercadorias seja acondicionadas no bagageiro.
Usar fones de ouvido enquanto dirige. Razão: Ao utilizarmos o fone de ouvido, seja para ouvir música, audio-book, palestras, estamos cometendo uma inflação tendo em vista que estamos negligenciando os ‘avisos sonoros’ do ambiente, seja do veículo que conduzimos e mesmo advindas de ‘situações’ ao entorno.
Deixar o carro desabastecido.

Ficar sem combustível e estacionar em alguma via rende quatro pontos na CNH, além da multa de R$ 85,13. Razão: Pode ocasionar acidentes e também transtornos adicionais ao ‘proprietário do veículos, incluindo roubo/furtos.
Conduzir veículo com capacidade física limitada. Se por ventura acontecer ‘algo’ você estará preparado para proceder com os devidos cuidados e prestar todos os auxílios necessários à uma determinada ação.
Estacionar muito próximo a esquinas. Razão: Limita o campo de visão de pedestres e condutores, colocando em risco, vidas.
Por: Elizangela Trindade
Campanha de Conscientização sugerida pela Polícia Cívil de Juara-MT, conteúdos pautados no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), e em vídeos de conscientização ‘Transito Legal’.


































































Comentários