top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Com Projeto Inovador, Administração de Porto dos Gaúchos Incentiva hábito de Alimentação Saudável


Horta da Saúde foi inaugurada com presença de autoridades municipais.

A administração municipal de Porto dos Gaúchos, em parceria com empresas e comerciantes, iniciou um projeto visando melhorar a saúde dos munícipes, começando por uma alimentação mais saudável.


É importante lembrar que, na realidade, muitas doenças surgem em nosso corpo devido aos péssimos hábitos alimentares,adquiridos durante infância, adolescência, e mantidos quando adultos. Isso ocorre principalmente porque de fato falta uma orientação educacional sobre os alimentos que deveríamos ingerir visando uma boa qualidade de vida e assim pararmos menos em postos de saúde ou mesmo em hospitais devido a várias doenças que podem ser aceleradas por alimentos e bebidas que somos muitas das vezes incentivados a beber, e a comer, visando unicamente os lucros dos empresários de vários segmentos que sobrevivem do caos da desinformação que tem boa parte da população no quesito de alimentação e saúde.

Nosso corpo é formado por seres vivos, ou seja, células, vírus, bactérias, um número imenso, que ainda cientistas tentam chegar a uma unidade numérica exata, precisa, mas sabemos serem bilhões de seres vivos trabalhando conjuntamente para termos um corpo saudável ou não, pois essa condição é afetada principalmente pelo que ingerimos durante a nossa vida. Todas as doenças se desenvolvem mais facilmente em um corpo mais ácido, ou seja, quanto mais ingerirmos alimentos ácidos ou líquidos com PH abaixo de 7,0 , estaremos mais propensos a desenvolver doenças, e por incrível que pareça muito do que ingerimos tem P.H em torno de 4,0 a 6,0, parecendo ser de propósito para alimentar um sistema com pessoas cada vez mais doentes, por ter uma alimentação mais ácida do que deveria.

Por isso, para haver uma alimentação saudável requer quantidade maior de alimentos verdes, principalmente se for produzido de forma mais orgânica possível, sem agrotóxicos, desta forma terá um P.H mais adequado ao corpo, e a saúde será sempre mantida, havendo menos doenças, pessoas em postos de saúde e hospitais públicos.

Portanto, o projeto iniciado em Porto dos Gaúchos é uma iniciativa importante, pois a médio e longo prazo, se bem trabalhado, resultará em uma população saudável, carecendo de menos recursos no setor da saúde , pois o município estará trabalhando a raíz dos principais problemas de saúde. Logicamente, isso demora para se notar, pois trata-se de um trabalho de longo prazo, por isso, administrações ou secretários que iniciarem este trabalho de hortas comunitárias de preferência orgânica, e sendo dado continuidade resultará em alguns anos uma grande mudança.

Paralelo a criação da horta da saúde, é importante a sensibilização da população sobre o fato de que as doenças são em sua boa maioria resultados da alimentação, bebidas e das emoções, fatores que podem ser trabalhados e melhorados no decorrer da vida, desde a infância, adolescência até a “melhor idade”, e isso resultará em melhor condição de vida e menos necessidade de recursos públicos para o setor da saúde.


No momento da inauguração, criação da horta da saúde, houve a presença de secretários, vereadores e do prefeito Baxinho Piovesan. A realização do projeto da horta contou com a parceria da Cooperativa Sicredi, que através de sua gerente Lila, destacou a importância do projeto e enfatizou como muito válida a ideia e já pensa em leva-la para o município vizinho, Novo Horizonte do Norte. A empresa Só Madeiras também foi parceira cedendo as madeiras para construção da estrutura da horta e se colocou à inteira disposição para somar, trazer benefícios ao município. O vereador Nolar, presidente da Câmara de Vereadores, parabenizou a iniciativa e ao prefeito Baxinho Piovesan, enaltecendo a importância do projeto, e destacou que o mesmo vem aos poucos mudando seus hábitos alimentares. Também aproveitou para agradecer a todos os envolvidos para a concretização deste projeto.

A secretária de saúde, Silvia Sirena, destacou que a horta faz com que a saúde pública do município esteja mais uma vez a um passo à frente no quesito de prevenção, ela ainda enfatizou todo esforço da equipe para a realização da horta.


Por: Maurilio Trindade Aun, com parte do texto e imagens do site da administração municipal

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page