• A Folha do Vale - Jornal e Site

DF cobra IPTU sobre casinha de brinquedo feita com caixas de leite


O Governo do Distrito Federal está cobrando um aditivo sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devido a uma casinha construída com milhares de caixas de leite no quintal de uma casa em Sobradinho II, no Distrito Federal.



Ao receber a cobrança, Wanda de Lourdes Marques Maciel, servidora pública aposentada e dona do imóvel onde foi feita a casinha para o filho dela, João Felipe Maciel, de 5 anos, brincar, achou tratar-se de um erro e procurou uma unidade da Receita, da Secretaria de Fazenda. Para a surpresa de Wanda, a atendente informou que a cobrança é devida, pois “tudo o que faz sombra deve ser considerado no IPTU”.


"Parece absurdo, mas o governo dá o mesmo tratamento para uma casinha de papelão e para uma construção de alvenaria", lamenta a mãe.


O site 'Metrópoles' entrou em contato com o canal de atendimento da pasta e teve a mesma informação confirmada pela atendente. “Para o ano que vem, se o senhor não informar que foi retirada, vai ser cobrado novamente”, explica a funcionária.


A casinha foi feita pelo mecânico Antônio da Conceição Marques, pai de João Felipe, no fim do ano passado. Depois de ver modelos na internet, ele começou a juntar caixas de leite e de ovos para fazer o telhado.


A casinha tem 1,80m de altura por 1,40m de largura. “Foram seis meses juntando as caixinhas. O legal foi ver que muita gente se empolgou com a história e nos doava os recipientes”, contou Wanda.

Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg

Empresas em Destaque

1/6

1/2

1/1

1/4