top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Dicas para Viver um Próspero Ano Novo (Parte IV)

CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL

Estabelecer diretrizes ‘espirituais’ para muitos pode ser ‘descabido’, ‘inconcebível’, ‘desnecessário’ e para outros ´essencial’. Mas se de fato desejamos entender ‘algo’ de nossa existência - da vida - o desenvolvimento da Espiritualidade, e o estabelecimento de ‘Metas Espirituais’ são vitais. A não ser é claro que deseje ‘partir sem nunca ter existido’.


Alguns princípios que favorecem o desenvolvimento ‘da alma’, ‘do espírito’, do ‘Ser Humano’, e que merecem (e precisam) fazer parte de nossa programação diária se buscamos ‘Progredir’, nas demais áreas da vida:


*Meditação

- Diferente de ficar sentado(a) em posição de lótus... Meditação é um exercício que pode (e deve) ser feito frequentemente. Meditação consiste em manter o foco - a lucidez, a concentração naquilo que é importante (Aquilo que faz fazemos momento presente, a todo instante - nem no passado, nem no futuro.


Cada vez que, tomar consciência de algo, o ideal é fazermos uma breve pausa de alguns segundos e voltar a atenção para nós... para o corpo, para a respiração, ou para o ‘ponto entre os olhos’, ou para aquilo que estamos sentindo ou para o ambiente ao entorno, buscando ‘relembrar’ as ações que praticamos segundos antes.


*Eliminação de ego: Este também é outro exercício diário... esta relacionado aos nossos pontos ‘fracos’...e as vezes àquilo que chamamos de virtudes.


Apenas a auto-observação (meditação), reflexão diária e constante contribuem na assimilação e dissolvição de ‘gatilhos’ que acionam os ‘estados/ reações’ descritos’. O Ego, em sua versão negativa nutre o sentimento de ‘pose’, de ‘separação’, ‘culpa’, ‘hostilidade’, ‘ressentimento’, o ‘orgulho’, além de atitudes que dão vazão à ‘reclamação’, a ‘inveja’, a ‘raiva’, a ‘força /poder’, o ‘materialismo’, a ‘guerra’, a ‘frieza’, a ‘intolerância’ e o ‘egoísmo’.


*Auto observação diária e constante;

*Adoção de uma ‘ferramenta’ para manter consciência ao longo do dia; Um princípio abordado no filme ‘A Origem’ (Pode ser a respiração... pode ser algum objeto específico (particular), que possamos levar conosco onde quer que vamos, e que toda vez que o tocarmos/olharmos, imediatamente passemos a voltar a atenção para onde nos encontramos - e mantenha consciência do lugar, do momento e do que estivermos fazendo.


Exemplos de Objetos/Ferramentas/Totem que podem ser adotados como ‘Totem’: Uma moeda específica, um dado, um peão, celular, relógio, sino, bolinhas, uma pulseira, um brinco, um selo, uma fita no pulso, uma folha, um anel, a natureza etc..


É algo que quando vermos nos faça consciente ou inconscientemente a prestar atenção ao momento presente e manter a concentração em si, pelo maior tempo que puder, até que se torne constante.


Se isto tornar-se um ‘hábito’ algo automático’, e puder perceber que esta ocorrendo isto, faça mudanças: se o seu ‘totem’ for um anel, coloque- num outro dedo, se for relógio / fita /pulseira /bracelete (coloque no outro pulso ), se for uma ‘pedrinha’ / chaveiro, coloque em outro bolso.


Buscar ler sobre Campo vibracional, Habilidades extra-sensoriais, o Corpo humano (Glândula endócrinas), Sobre a Glândula pineal.

Dedicar, um tempo (no mínimos uns 10 minutos) todos os dias a ler algo que vá além de conteúdos sobre ‘matérias escolares / acadêmicas / profissionais / financeiras /sociais’.

*Buscar conhecimentos que tratam de temas além dos mundo material /físico;


Escrever, todos os dias 10 itens pelo qual somos agradecidos(as), por simplesmente terem (dado certo), ou simplesmente terem ocorrido sem contratempos, ou o aprendizado / lição valiosas que tivemos - desperta a gratidão abre portas das oportunidades.

‘Uma caneta/lapiseira’ pode ser um ‘totem’ para pode evocar pequenas/grandes coisas, fatos, acontecimentos / pessoas que gerem um genuíno sentimento de agradecimento.

*Desenvolver um diário de gratidão / orações de bênção e agradecimento.

Uma dica, é também programar-se para levantar, pelo menos 10 minutos mais cedo, e antes de ‘saltar’ da cama: Agradecer pelo novo dia, pela nova oportunidade, mentalizar o ‘dia’ decorrendo da forma mais positiva para cada situação, de tal forma que todos com quem se relacionar também sejam beneficiados positivamente.


*Dedique um tempo só para si, diariamente, longe de dispositivos eletrônicos (TV, Computador, celular...)!

Este artigo compreende a 4ª Parte do artigo 'Dicas para um Ano Novo Próspero', publicado na Ed.091 do Jornal A Folha do Vale, onde são abordados questões sobre Saúde, Relacionamentos, Finanças, Consciência Espiritual e Desenvolvimento intelectual.

bottom of page