Os sistemas prisionais mais superlotados do mundo
- A Folha do Vale - Jornal e Site
- 4 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Os Estados Unidos (EUA) têm uma população carcerária de, aproximadamente, 2,2 milhões de pessoas, segundo o Bureau of Justice Statistics, o que corresponde a 481 presidiários a cada 100 mil habitantes. Assim, nem surpreende que a superlotação tenha se tornado um problema sério em muitas prisões do país, com 18 estados tendo reportado operar acima de suas capacidades.
Segundo dados da base de dados World Prison Brief, o sistema prisional dos Estados Unidos é, na verdade, o 113º mais sobrecarregado do mundo atualmente, com o nível de ocupação nacional em 103,9%. O Brasil, por sua vez, ocupa a 41ª posição da lista, com nível de ocupação correspondente a 162,9% da capacidade oficial das instituições.
Qualquer um que tenha a infelicidade de ser preso no Haiti, no entanto, se encontrará em uma situação muito pior. A nação caribenha tem o sistema prisional mais superlotado do que qualquer outro país do mundo, com suas instituições operando em 454% da capacidade. Um nível tão severo de superlotação resultou em má nutrição e no contágio de doenças nas unidades correcionais, onde entre 80 e 100 homens ocupam uma cela ao mesmo tempo, muitos deles nem ainda condenados. A Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a situação, dizendo que os prisioneiros do Haiti estão sujeitos a “violações diárias” de seus direitos fundamentais.
As condições nas Filipinas nem são muito melhores, e as coisas se deterioram muito desde que o presidente Rodrigo Duterte lançou sua campanha de guerra às drogas. Milhares de pessoas foram jogadas na cadeia e as prisões do país estão operando em 436% da capacidade. Um exemplo é a Quezon Jail: construída para receber 262 prisioneiros, a instituição agora acomoda mais de 3 mil, segundo uma reportagem da “ABC News”. El Salvador tem o terceiro sistema prisional mais superlotado do mundo, com sua capacidade esticada para 348%.
Os 10 Sistemas Prisionais mais Superlotados do Mundo:
10º) Benim – Nível de Ocupação Carcerária: 240%
9º) Comores – Nível de Ocupação Carcerária: 246,7%
8º) Bolívia – Nível de Ocupação Carcerária – 253,9%
7º) Sudão – Nível de Ocupação Carcerária – 255,3%
6º) Uganda – Nível de Ocupação Carcerária – 293,2%
5º) Guatemala – Nível de Ocupação Carcerária – 296,2%
4º) Zâmbia – Nível de Ocupação Carcerária – 303%
3º) El Salvador – Nível de Ocupação Carcerária – 348,2%
2º) Filipinas – Nível de Ocupação Carcerária – 436%
1º) Haiti – Nível de Ocupação Carcerária – 454,4%






































































Comentários