top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

UFMT entrega Planos Municipais de Saneamento Básico para 109 municípios


Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo do Estado de Mato Grosso, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e de dezenas de municípios mato-grossenses estiveram reunidos no Teatro Universitário da UFMT, na tarde desta terça-feira (27), para a cerimônia de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para 109 municípios com até 50 mil habitantes, rendendo a Mato Grosso o título de único estado do Brasil com 100% dos seus municípios com um instrumento de planejamento dos PMSBs.


Na oportunidade, a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, destacou a missão da UFMT em contribuir para a resolução de problemas reais no estado e como isso pode ser alcançado por meio dessas parcerias. “É um projeto importante para a saúde, a segurança, a educação, para a área ambiental e a UFMT está muito orgulhosa em poder contribuir de mais essa forma para o nosso estado”, afirmou.


Para o superintendente estadual da Funasa, Francisco Holanildo da Silva Lima, a grande dificuldade na área de saneamento básico é a falta de planejamento, então esses planos contribuirão efetivamente para a mudança do cenário atual do saneamento em Mato Grosso. “O próximo passo é a implementação disso, momento em que precisaremos de recursos do governo federal e estadual para apoiar efetivamente os municípios”, disse.


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, observou que o estado conta com municípios muito pequenos e distantes um do outro, que sofrem dificuldades financeiras de todos os tipos, por isso a importância do PMSB. “Com esses instrumentos, desenvolvidos em cima de estudos técnicos, os municípios podem montar seus projetos, seus programas e prospectar recursos para que num futuro não muito distante possam ter em suas cidades esse saneamento básico. Isso significa saúde, cidadania, qualidade de vida e mais”, apontou.


O PMSB foi desenvolvido com o objetivo de solucionar questões de universalização da água potável, destinação correta dos resíduos sólidos e do esgoto sanitário e drenagem de água da chuva para os municípios participantes. Durante o evento, a reitora da UFMT e o secretário do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, André Luis Torres Baby, fizeram a entrega simbólica do PMSB para a prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira.


Também estiveram presentes e compuseram o dispositivo de honra a ex-reitora da UFMT, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, o diretor geral da Fundação Uniselva, professor Cristiano Maciel, o procurador de Justiça em Mato Grosso, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, o diretor do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), José Alexandre Schultz e a equipe de coordenadores do PMSB, professores Eliana Rondon, Paulo Modesto Filho e Rubem Mauro.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page