top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Hipertensão Arterial & Saúde

Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneo.

Em geral, a pressão arterial elevada (Pressão Alta) não tem sintomas. Ao longo do tempo, se não for tratada, poderá causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.


Alguns indícios que podem indicar a Hipertensão: Vertigem, Sonolência , Dor De Cabeça, Dor na parte de trás do pescoço, Falta de ar, Visão borrada ou dobrada, Sensação de calor, Náusea e às vezes vomitar, A hipertensão Severa pode causar hemorragias nasais repentinas e severas, Pulsação do coração Irregular.


EFEITOS DA HIPERTENSÃO

A pressão alta, com o tempo, danifica as paredes arteriais, o que pode levar a uma série de complicações, como a aterosclerose que é o acumulo de depósitos ou de chapas de gordura nas paredes que alinham as artérias, calcificando-as e as deixando frágeis, o que restringe o fluxo de sangue, ou possibilita a formação de coágulos, facilitando ataques do coração, ou AVCs.

Além disso, os bloqueios vasculares relacionados com a arteriosclerose nas veias pélvicas e nas pernas podem lesar a retina ocular (retinopatia relacionada com a hipertensão) o que, à longo prazo, causa transtornos na visão. 

A hipertensão não tratada pode causar várias lesões também ao coração. Quanto maior for pressão arterial, mais o coração esforça-se para bombear o sangue para a artéria principal, a aorta.

O músculo cardíaco adapta-se a esse estresse crescente e engrossa com o passar do tempo, criando uma hipertrofia do músculo cardíaco, criando o chamado ”coração hipertenso”, dificultando seu funcionamento, em comparação a pessoas com pressão arterial normal, o risco de ter um ataque aumenta três ou quatro vezes para os pacientes com pressão alta.

80% dos ataques dão-se por uma oclusão da veia, 20% em hemorragia cerebral.

Em 1/3 dos casos, a pressão alta afeta diretamente o cérebro, causando o fechamento de uma artéria cerebral ocorre devido a um coágulo de sangue que destrói a parede calcificada da artéria, causando o famoso AVC.

Outro órgão que pode ser afetado é o rim. Ocorre quando há problemas nas veias menores, como as dos rins, que representam parte do seu sistema de filtração.

Se a diabetes se junta à hipertensão, os rins ficam ainda em maior risco.


CAUSAS Alimentação inadequada (Alimentos ricos em conservantes e Sódio/sal) e o sedentarismo favorecem a incidência da Hipertenção.

ALIMENTAÇÃO

A ordem principal é EVITAR produtos com alto teor de conservante. Eles são ricos em sódio, e aumentam muito a pressão.

E não são só alimentos salgados que possuem sódio é bom ficar atento, refrigerantes, sucos industrializados, entre outros doces, mascaram o sódio com alta quantidade de açúcar.

No caso de grãos, dê preferência aos integrais. Opte sempre por temperos naturais, como cebolinha, salsinha, coentro, alho, cebola, manjericão, etc.

E por ultimo, caso não haja uma restrição prévia por parte de seu médico, consuma potássio, pois ele induz a queda da pressão, além de proteger seu coração.

bottom of page