top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Tecnologias na construção civil transforma a produtividade

Ninguém melhor do um profissional da construção para entender a grande diferença entre o que se passa no papel e o que realmente acontece em campo. De acordo com o Harvard Business Review, um em cada seis projetos irá extrapolar os custos no orçamento em quase 70%.


A tecnologia na construção é um dos melhores caminhos para mudar esse panorama – mesmo assim, o setor ainda mostra certa resistência à inovação e à mudança de costumes.


1. Modelagem 3D

A modelagem 3D utiliza softwares para criar uma representação matemática de uma forma tridimensional. Apesar de já ser bastante conhecida no setor da construção civil, muitas empresas ainda não adotaram a tecnologia em todas as etapas do projeto. Essa relutância tem algo a ver com a inclinação naturalmente conservadora da indústria da construção, mas também com as dificuldades de armazenar e compartilhar modelos 3D.


Alguns softwares de modelagem – como o BIM 360 Glue – permitem que os modelos 3D sejam compartilhados e visualizados em qualquer lugar, principalmente no canteiro de obras. Com isso, o projeto pode ser alterado ou atualizado em tempo real, de acordo com a executabilidade dos serviços em campo. Assim, dados e cálculos imprecisos podem ser rapidamente corrigidos e a empresa evita o retrabalho em várias etapas, que acabam gerando custos extras e atrasos junto aos clientes.


2) Drones

Os drones ainda são pouco explorados pela construção civil, mas a variedade de aplicações da tecnologia é grande.

Os drones podem ser uma potente ferramenta de inspeção ágil no canteiro de obras, oferecendo uma visão completa e diferenciada dos serviços em andamento. Assim, as inspeções podem ser mais frequentes e as possíveis inadequações podem ser corrigidas antes mesmo de se tornarem um problema real.


3) Impressão 3D



Os pré-fabricados tornaram-se um elemento comum de projetos de construção, passando a ser usados em maior volume aqui no Brasil nos últimos três anos. Além de serem sustentáveis por utilizarem menor quantidade de insumos, os pré-fabricados ainda reduzem o tempo de construção, já que as peças são produzidas em fábrica e só é preciso montá-las ou encaixá-las no local da obra.



Nos últimos anos, a indústria dos pré-fabricados também passou a produzir os componentes através da impressão 3D, o que permite que peças personalizadas e em formas complexas sejam produzidas de maneira econômica e rápida. A impressão 3D no canteiro de obras também começa a ganhando terreno, prometendo ser uma maneira flexível e automatizada de construir alguns elementos estruturais de forma precisa. Isso reduz os índices de erro humano e, consequentemente, aumenta o desempenho em campo.






bottom of page