Sudeste concentra 55% dos automóveis e 44,6% dos Municípios têm mais motos que carros
- Agência CNM
- 2 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
No Brasil, há um carro para cada 3,89 habitantes e uma moto para cada 7,86. Quantos são e onde estão concentrados é que mostra o estudo A Frota de Veículos nos Municípios em 2018, da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento também mapeia o transporte coletivo nas regiões brasileiras e exibe a distribuição do transporte de carga. Chama a atenção o fato de a região Sudeste ter mais da metade do total de automóveis e de 2.487 Municípios terem mais motos do que carros.

“As regiões brasileiras viram uma mudança do perfil de sua frota nos últimos anos e em 44,6% dos Municípios há mais motos do que carros circulando nas ruas. No Acre, por exemplo, todos os Municípios possuem mais motos que automóveis”, afirma o presidente da Confederação, Glademir Aroldi. Ele destaca ainda que “os dados analisados dão sinais de substituição dos animais de tração por motos, como em Pereiro, cidade do Ceará, que 54% da população possui moto”. São 53,4 milhões de carros, 26,4 milhões de motos, 616 mil ônibus e 13,2 milhões de caminhões. De todo o território nacional, o Estado de São Paulo tem as maiores frotas em todas as categorias – carros, motos, ônibus e caminhões; seguido de Minas Gerais. No ranking dos dez Municípios com mais carros, apenas Caminas (SP) não é capital. Em relação aos Municípios com menos veículos, Itamarati (AM) e Tonantins (AM) têm dois carros registrados, e 8.128 e 18.782 habitantes, respectivamente.
O estudo mostra ainda que a taxa de automóveis a cada 100 pessoas é mais elevada no Sudeste e no Sul e a concentração é menor no Norte e no Nordeste. Em contrapartida, Norte e Nordeste deram sinais de substituição dos animais de tração – como cavalo, jumento e burro – por ciclomotores, motocicletas e motonetas. A maior parte das motos também está no Sudeste, 9,96 milhões; seguido do Nordeste, com 7,49 milhões; e do Sul, com 3,83 milhões. Depois de São Paulo e Minas Gerais, o Estado com maior frota é o Ceará, com 5,7% do total. Quase 54% da população cearense têm moto.
Comments