top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Arquitetura sustentável em projetos de arquitetura

A sustentabilidade está em alta em muitos segmentos, e não seria diferente na arquitetura. Tanto que não é difícil encontrar projetos que adotam tecnologias e atitudes com foco no meio ambiente, já saindo da planta desta forma.

Um projeto com estilo sustentável não interfere apenas na construção do imóvel, mas também no dia a dia de quem irá residir ou trabalhar naquele espaço. Por esse motivo, muitos clientes procuram os arquitetos já com essa ideia de empregar a sustentabilidade no projeto.


Além disso, para os profissionais é vantajoso trabalhar com esse tipo de projeto, já que eles demandam menos tempo e dinheiro para os clientes, aproveitando recursos naturais.


Com isso também é possível utilizar soluções inteligentes para o projeto utilizando o entorno daquele local, sendo que há muitas opções a serem aproveitadas.


A ideia principal é o bem-estar da população, de modo a reduzir o consumo sem necessidade e aproveitar os recursos naturais, o que inclui ventilação e iluminação, por exemplo.


Procure por produtos naturais

Não é somente a madeira de demolição que entra como material sustentável, há muito mais que pode ser aproveitado nos projetos e que são naturais, abrindo espaço também para a reutilização.


Por exemplo, as tintas podem ser à base de água ou ainda do tipo mineral, com terra e cal em sua composição. Na parte hidráulica também é possível aproveitar alguns recursos, como produtos que trazem um baixo consumo de água, que são uma opção.


Adote sistemas sustentáveis

Normalmente, é comum o uso de aquecimento solar, sobretudo para a água, assim como opções de reuso e captação do recurso, mas há ainda mais opções sustentáveis que podem ser aplicadas nos projetos.


Em relação a energia, há diversas tecnologias que colaboram com o baixo consumo e são consideradas opções mais naturais, se distanciando do uso da energia elétrica convencional.


Piso Drenante

Com belas opções no mercado, o piso drenante é um passo profissional e bem-calculado na construção de sua casa sustentável pois quando chove, ele escoa a passagem da água para a terra de maneira gradativa, evitando a possibilidade de alagamentos. De grande efetividade em garagens, calçadas e áreas de lazer como piscina e jardins, tem além do mais um bom valor de mercado.



Para algumas cidades, a captação da água da chuva já um recurso obrigatório que as construções novas devem ter. O recurso será armazenado em cisternas e pode ser usado para diversas finalidades, o mais comum é para a descarga nos banheiros.






Os sistemas de energia fotovoltaicos, por exemplo, se enquadram nas opções de arquitetura sustentável. Basicamente, é uma energia captada pelos raios solares, onde são instalados painéis para gerar a eletricidade nas residências.






É um sistema mais caro, mas natural e sem agressão ao meio ambiente, por isso tem grande procura quando o assunto são projetos sustentáveis.



bottom of page