top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Os segredos do aprendizado acelerado

Você já deve ter ouvido falar em aprendizado acelerado. Se não ouviu, a partir de hoje você não vai ficar boiando quando seus amigos tocarem no assunto, e ainda poderá se considerar um semi-expert no assunto com o que eu vou te contar.


Para começar a história, aprendizagem acelerada é um estado do cérebro que nos permite assimilar as informações em um curto espaço de tempo, com pouco esforço, e extraordinária retenção. Se até hoje você tem facilidade para esquecer o que aprendeu semana passada, vamos mudar juntos essa dificuldade.


As técnicas de de aprendizagem acelerada são baseadas em pesquisas científicas. Acontece que cada um de nós tem um estilo de aprendizagem preferido – uma forma de aprendizagem que nos convém melhor, então se você conhecer e utilizar as técnicas que correspondem à sua forma preferida de aprendizagem, você aprende mais naturalmente. Porque aquilo que é mais natural para você, torna-se mais fácil de aprender, e o que é mais fácil, fica mais rápido – daí o nome aprendizagem acelerada.


Duas fontes de combustível são particularmente essenciais para garantir um cérebro saudável e eficiente: água e oxigênio. Escolas no Reino Unido já estão começando a reconhecer a necessidade de os alunos (e seus cérebros) estarem suficientemente hidratados, e para isso, tem instalado filtros de água em pontos estratégicos das escolas.


O oxigênio é mais fácil de fornecer – ele está na atmosfera -, mas permanecer sentado em uma aula de 50 minutos, tende a reduzir a quantidade de oxigênio fornecida para o cérebro em pelo menos 15%. Algo tão simples como levantar, fazer uma rápida ginástica (tipo uns 10 poli-chinelos), pode garantir um fornecimento de sangue mais oxigenado para o cérebro, gerando um desempenho mais eficiente.


As pessoas vão para a academia para treinar seus músculos. Você também pode fazer uma corrida ou uma caminhada perto da sua casa. Ou talvez você não faça nada – e nesse caso eu te desejo que faça algo sim, é importante para a oxigenação do corpo. Bem, a analogia que quero fazer é que você também precisa treinar uma parte muito importante od corpo: o cérebro.

Quando treina o seu cérebro, você:

  • Evitar situações embaraçosas: você se lembra o rosto, mas o que era o seu nome?

  • É um aprendiz mais rápido em todos os tipos de habilidades diferentes: Olá promoção, aqui vou eu!

  • Evitar doenças que aparecem na medida que as pessoas envelhecem

  • Então, como você pode treinar seu cérebro para aprender mais rápido e lembre-se mais?

10 técnicas para maximizar o aprendizado

1. Ensine o que você está aprendendo para outra pessoa

Pratique o sistema de aprendizagem acelerada em intervalos curtos de 30 minutos de estudo, mas extremamente focados, sem interrupção. Realize descansos frequentes. Para realmente aproveitar o conhecimento, tenha como objetivo, ensinar o que você está aprendendo para outra pessoa. Tomar para si a responsabilidade de repassar o conhecimento para outra pessoa vai fazer você prestar mais atenção e realmente aprender o que está estudando.


2. Faça perguntas

A inteligência aumenta através da curiosidade. Ao formular perguntas sobre os assuntos que você está estudando, você se torna mais focado para obter as respostas.


3. O que tem ali para mim?

Motive-se para se concentrar e absorver melhor a informação, perguntando-se: “Como essa informação vai me beneficiar no longo prazo?”. Buscando todas as maneiras em que a informação vai beneficiá-lo, você se dá mais motivos para aprender, e estudar se torna mais fácil.


4. Fale o que aprendeu em voz alta, com suas próprias palavras

Concentre o foco em seu programa de aprendizagem e comece a falar em voz alta as informações que você tem estudado. Parafraseando em voz alta, particularmente rápido, faz com que você torne consciente o que você aprendeu e expõe os buracos que faltou aprender para que você possa revisar em seguida.


5. Faça um desenho e descreva com suas próprias palavras

A velocidade de aprendizado envolve 8 inteligências múltiplas, incluindo a visual e linguística. Você pode aproveitar certas habilidades visuais do seu cérebro desenhando figuras que ajudam a clarear as idéias – e que vão ficar na tua mente. Por exemplo, o uso de mapas mentais (mind map). Re-escrever a informação com as tuas próprias palavras é outra forma de desenhar o que aprendeu. Isso tudo ajuda a mudar o status da informação, de algo que é estranho para algo que é familiar, confortável e acessível.


6. Teste o conhecimento

Se faça perguntas lógicas para testar a autenticidade de que você está estudando. É verdade? Você tem que ser como os homens da época do renascimento, e estar disposto a testar o conhecimento absorvido. Duvidar da veracidade do que você está estudando vai aprofundar a compreensão e acelerar a absorção do assunto – claro que você vai duvidar e pesquisar mais né


7. Envolva os outros sentidos

Você é multi-sensorial, um ser multi-inteligente. A leitura traz as palavras através dos olhos e tem limitações como um meio de aprendizagem eficaz. Use fotos também. Grave as informações em Mp3 e ouça os áudios sobre o assunto. Assistir vídeos sobreo assunto. Estimule os seus sentidos tácteis com diferentes tecidos, cadeiras, texturas, etc. Coma algo incomum enquanto você está aprendendo. O gosto pode ser uma âncora conectada às informações e irá ajudá-lo a recuperar rapidamente o que está estudando em um futuro.


8. Movimente-se

Às vezes aprendemos melhor as coisas quando fazemos elas, então vamos agir. Se a tua área de estudo envolve habilidades físicas, então, faça-as. Caso contrário, exercitar-se andando de bicicleta por 1 hora; caminhar enquanto escuta suas notas de áudio… ! Pessoas cinestésicas sabem como funciona isso.


9.Visualize o resultado final

Imagine-se praticando a habilidade que você está aprendendo ou usando as informações que você está estudando como um perito. Claro que se você ficar só imaginando, não vai acrescentar nada… mas se você imaginar e estudar, será uma tremenda de uma explosão de conhecimento.


10. Atitude mental

Desenvolva uma atitude mental positiva para o seu programa de aprendizagem. O princípio da positividade vai inundar o teu corpo com endorfinas, fazendo-te sentir-se bem, levando-o a apenas fazer todo o treinamento de modo muito mais fácil e mais agradável. Entre em um estado de pico para estudar, usando as técnicas de PNL para criar ‘âncoras’ para o pico de estados emocionais. Basicamente, quando você começa uma sessão de estudo: alongue, sorria para o espelho e agarre seus estudos com aquela garra de quem está jogando o jogo do tudo ou nada.


A música na aprendizagem acelerada

“Na música os sábios descobriram o prazer, e viram que ela poderia ser usada para alegrar os corações das pessoas. Por causa da profunda influência que exerce sobre o homem, e a mudança que ela produz em hábitos e costumes, os reis antigos transformaram em um dos temas para ensino.” Confúcio (551-479 aC)


O Dr. Georgi Lozanov fez uma pesquisa considerável sobre os efeitos da música sobre a aprendizagem, e “o Efeito Mozart” é agora uma teoria largamente divulgada, embora pouco utilizada no Brasil. No entanto, o uso da música na sala de aula precisa ser visto num contexto mais amplo, se for para atingir a todos os alunos, e você terá que experimentar o que funciona melhor em determinadas circunstâncias, idades e regiões.


Alguns professores acham benéfico manter as músicas barroca, indiana ou clássica como um fundo suave em todos os momentos da sala de aula. Este fato parece ter um efeito calmante sobre muitos alunos, e elimina a necessidade que alguns alunos tem de falar (para preencher o silêncio) enquanto eles estão trabalhando. Alguns estudos psicológicos têm sugerido que ouvir esses tipos de música pode melhorar o desempenho do cérebro e talvez até mesmo aumentar o QI. Se este for o caso, é discutível, mas pelo menos podemos ter certeza de que a música tem um efeito sobre nosso humor e emoções, e pode, portanto, ter um impacto sobre a forma como aprendemos.


Outra maneira de usar a música na sala de aula é usar pequenos excertos para evocar um modo particular ou melhorar uma atividade. Por exemplo, o tema de Missão Impossível pode ser uma boa escolha para uma pequena atividade de brainstorming em grupo – todas as ideias devem ser escritas antes que a música pare! Por outro lado, As quatro estações, de Vivaldi pode ser uma escolha mais apropriada para a tarefas de compreensão e escrita.



bottom of page