top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Correia do alternador: O que é e qual sua importância para veículo automotivo

Seu automóvel pode ser um super carro, daquelas máquinas de dar inveja em qualquer um ou pode ser um veículo popular, dos modelos mais baratos do Brasil mas, algo que não vai mudar entre eles é a importância da correia do alternador, afinal, ela é mais uma das peças que fazem a diferença, como as velas de ignição ou a correia dentada.

A correia do alternador, independentemente da potência do motor, é a responsável por transmitir a força de um componente a outro. Além disso, ela é a principal responsável pelo trabalho do alternador, parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro.


A correia do alternador pode ter outras funções mais ou menos importantes, dependendo do modelo do carro ou da montadora.


Em alguns modelos, por exemplo, a correia do alternador também é responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica e para o compressor do ar condicionado, super importante para manter o ar gelando.


Os principais cuidados com a correia do alternador


A das correias maioria das usadas nos carros tem como uma das matérias-primas principais a borracha, ou seja, com o tempo, a probabilidade da correia do alternador ressecar é muito grande se a mesma não for cuidada da maneira correta.


Quando as correias ficam ressecadas, elas começam a sofrer pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia e realizam o processo informado anteriormente. Com o tempo e a falta de manutenção, é bem provável que os danos aumentem, levando-a a quebrar por completo.


Em casos como o citado acima, o maior cuidado que precisa ser destinado à correia do alternador é a troca de acordo com o tempo indicado pelo fabricante no manual do carro.


Não há problema mais comum na correia do alternador do que a ruptura ou a quebra completa. Quando isso acontece, a probabilidade do funcionamento do motor e de outras peças ficarem comprometidos é muito grande.


Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d’água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco. Isso pode causar o aquecimento do motor ou fazer com que o ar condicionado e direção hidráulica parem de funcionar, nos casos de carros em que a correia do alternador também tem essa função.


Dica: minutoseguros.com

bottom of page