top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Etapas de uma obra para quem decide Construir - Parte I

O momento de adquirir a casa própria é um grande passo na vida de qualquer pessoa e, junto com ele, surge a dúvida: é melhor comprar uma casa pronta e não ter que passar por todas as etapas da obra, reformar ou construir do zero?

Muitas vezes, construir sua residência desde o início torna-se a melhor opção.

Ao escolher uma casa pronta, você provavelmente terá que abrir mão de alguns itens com os quais sempre sonhou. Pode ser que a casa não seja no seu bairro preferido ou menor do que tinha imaginado. Em muitos casos, será preciso alguma reforma, o que pode ficar acima do seu orçamento.


Aos que decidem construir, vale algumas orientações básicas:


1. Escolha do terreno

Quanto você realmente tem para investir? A resposta dessa pergunta o orientará para escolher o terreno. Antes de pensar em tamanho, veja a localização, a segurança e também o tipo de residência que você quer. Um sobrado exige um terreno menor, e uma casa plana vai exigir um lote maior.


Busque saber também como é a vizinhança e se a região está sujeita a alagamentos e enchentes. Considerando todos estes aspectos, volte para o seu orçamento e escolha o lote.


Atenção: terrenos de esquina acabam perdendo espaço por conta das calçadas laterais. Outro detalhe para observar é a inclinação do lote, para evitar ter um custo alto com terraplanagem.


2. Planejamento

Feita a escolha do terreno, é hora de colocar o projeto no papel. Crie uma planilha com orçamento da obra e comece a procurar as pessoas que executarão sua obra. Você vai precisar de uma equipe composta por arquiteto, engenheiro e mestre de obras. Vamos às funções de cada um:


Arquiteto

É responsável por criar o projeto da casa. Ele saberá aproveitar muito bem o terreno e ainda proporcionará estética à sua residência. Geralmente os profissionais cobram por m² ou por projeto. Alguns arquitetos oferecem também o serviço de acompanhar a obra etapa por etapa. Procure por referências e projetos já executados por ele antes de fechar a contratação.

Engenheiro

Será o responsável pelo planejamento estrutural, elétrico e hidráulico da sua casa. Toda obra precisa de um engenheiro que assine e garanta que a casa é segura. Geralmente, é ele o responsável por adequar o projeto conforme a legislação e viabilizar a aprovação da obra na prefeitura. Alguns arquitetos têm engenheiros parceiros e vice-versa.

Além do engenheiro responsável pelo projeto estrutural, é necessário ter um engenheiro civil acompanhando a obra. Ele será o responsável técnico da obra que assistirá à execução dela, orientará o mestre de obras e garantirá que todas as normas sejam respeitadas.


Mestre de obras

Muita atenção na hora de contratar o responsável pela execução da obra. É fundamental buscar referências de pessoas que já trabalharam com ele e ter total confiança nesse profissional.


Com a equipe inicial montada, é hora de fazer o projeto da sua casa, sempre com o seu orçamento em vista. Informe para todos quanto poderá gastar e não tenha vergonha de fazer perguntas.


Uma boa questão para fazer a eles é pedir orientações sobre quanto reservar para cada etapa da obra. Tome nota de todos os gastos durante as etapas da obra para não se perder.


Dica de Construção


bottom of page