top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Dicas de Educação Financeira

Todas essas dicas serão muito úteis para você. No entanto, colocar apenas uma ou nenhuma em prática não ajudará você em nada. Por trás de cada dica, está a lógica de um bom comportamento financeiro.

Então, leia com atenção e pratique cada uma delas!

Domine as três etapas do acúmulo de riqueza

Ganhe, economize e invista. É muito complicado conseguir acumular um patrimônio sem passar por esses três passos todo o mês. Se você tem dificuldades em se controlar, ao receber o seu salário, pague todas as contas.


Se tiver dívidas, negocie e parcele todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando você fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco para o mês e invista o restante ainda na primeira semana.


Saiba como fazer um bom planejamento financeiro neste outro artigo completo.


Faça aplicações mensais (mas não na poupança)

Como dito, a melhor forma de economizar dinheiro é investindo. E você não deve fazer isso na poupança, pois ela rende pouco, muitas vezes menos do que a inflação.

Ao aplicar dinheiro em uma CDB, Tesouro Direto ou outros investimentos, entenda que você não está emprestando para pegar os juros no final do mês, mas para deixar todo rendimento acumular e assim gerar um bolo de juros.


Diferença Entre Preço e Valor

Quanto vale R$ 10.000 gastos em roupas, passeios ou eletrônicos? Muito pouco, não é mesmo? Todas essas coisas possuem um preço, mas pouco valor a longo prazo. Lembre-se: elas são passivos.


E quanto vale R$ 10.000 aplicados que rendem mais dinheiro todo mês? Essa opção tem muito mais valor.


Entenda essa relação quando for comprar. Faça escolhas deixando as emoções de lado. Não faça como algumas pessoas que decidem apenas baseando-se em marcas que não agregam nada além de preço.


Cada coisa possui um preço e um valor, se o preço for maior que o valor, não faça negócio. Esse texto., por exemplo, possui um preço: o tempo investido. No entanto, o valor de tal conhecimento compensa, e muito, esse preço.

Aprenda a Economizar

Segundo uma pesquisa recente, 53% dos brasileiros compram por impulso. Então, existe uma grande chance de você ser um deles pelo menos uma vez por ano.


Afinal, todo o sistema varejista é programado para fazer você comprar. As promoções sempre parecerão imperdíveis. Então, como dito, deixe as suas emoções de lado.


Se está com muita vontade de fazer algo, não vá a uma loja que fornece isso. Você está muito pré-disposto a comprar. Um bom exemplo é quando você vai ao supermercado com fome.


Para evitar esse tipo de coisa, e não deixar de fazer as coisas que gosta, liste tudo o que o você quer a curto, médio e longo prazo. Então, pesquise e planeje o seu dinheiro para cada objetivo.


Estipule Metas
O bom de possuir essa lista de prioridades em mãos é que você não precisa contar apenas com a sorte e sua capacidade de poupar. Por exemplo, se quer trocar de carro ano que vem e já possui uma entrada, faça um investimento de médio prazo.

Isso ajudará você a poupar dinheiro e multiplicar o seu capital. Até planos de curto prazo podem ser compreendidos em investimentos. Veja um guia completo sobre aplicações de curto prazo.


Entenda a Importância de Respeitar Seu Dinheiro

Você sabe de todo o esforço envolvido para ganhar dinheiro. Aprender a respeitar esse valor é a base da educação financeira.


Muitas pessoas querem aumentos de salário e oportunidades de renda extra, mas esquecem que o dinheiro economizado tem o mesmo valor do dinheiro extra. É muito mais simples deixar de gastar do que ganhar mais.


FAÇA UM PLANEJAMENTO E PAGUE SUAS DÍVIDAS

Uma das partes mais importantes da educação financeira é consertar os erros do passado como deixar contas acumularem por exemplo. Os juros são altos e podem comprometer qualquer planejamento financeiro.


Então, negocie suas dívidas e depois faça um planejamento futuro de acordo com seus ganhos e capacidade de poupar. Esse será o seu plano de ação para ficar rico. Não hesite em revisar esse planejamento de tempos em tempos.


Esteja Preparado Para Imprevistos Financeiros

Depois que negociar as dividas e colocar a casa em ordem, é fundamental estar preparado para novos imprevistos. Então, o seu primeiro objetivo financeiro é acumular para uma reserva de emergência.


Ela deve equivaler ao custo de vida da sua família de 6 meses. Esse dinheiro só pode ser usado para situações que realmente não teriam como ser planejadas como gastos médicos, problemas no carro e etc.


bottom of page