top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O trabalho que todos devemos fazer - A Eliminação dos Egos

É necessário transformar todos os instantes do dia e da noite em um estado de Consciência constante. Manter-se constante, sem ir ao passado, sem projetar-se ao futuro, apenas mantar-se consciente e atento as diversas manifestações de 'consciências' que permitimos manifestar e que devem ser gradualmente eliminadas, pelo trabalho de revisão interna.

O QUE DEVEMOS ELIMINAR:

1. AUTOCONSIDERAÇÃO. Sofrer facilmente com tudo e com todos. Sentir-se um pobre-coitado e vítima de tudo e todos. É porta de entrada dos Defeitos.


2. Maus costumes e maus hábitos. No vestir-se, no comer, no palavreado, na música que se ouve, na hora que se acorda e se dorme, nos olhares etc.


3. FALSA CONSCIÊNCIA Temos uma máscara com o cônjuge, outra para o patrão, outra com as mulheres, outra com os homens, outra com irmãos gnósticos etc.


4. Falsa Personalidade. Aceitamos as máscaras que a sociedade nos dá, como a de advogado, jornalista, professor, ator, executivo dinâmico, político. A frase ou pensamento típicos dos que têm a Falsa Personalidade bem desenvolvida é: “Com quem você pensa que está falando?”


5. EU DA CRÍTICA. Crítica interior profunda aos demais e a si mesmo. Critica-se em pensamentos, olhares, sorrisos, postura de mãos e pernas…


6. Tagarelice Interior. Permitimos que os pensamentos se soltem sem nenhum controle. Percebemos claramente essas Tagarelices no momento em que nos deitamos e nos concentramos na própria mente. Os mecanismos mentais não param nem na hora de dormir, com aquelas vozinhas lá no fundo da cabeça.


7. AUTO VALORIZAÇÃO e AUTOIMPORTÂNCIA. Lembrar sempre que “Ninguém é insubstituível”, e que “Só Deus é grande”.


8. Egocentrismo. Falar muito de si, interromper os outros para dar nossos próprios exemplos.


9. EU DA CURIOSIDADE. Querer saber de tudo sem ser criterioso, respeitoso e autocontrolado.


10. Mecanicidades. Acordar sempre na mesma hora, percorrer sempre o mesmo caminho para o trabalho, almoçar exatamente na mesma hora, dormir no mesmo horário e fazer as mesmas coisas, sempre, como um verdadeiro robô social. Quebrar essa mecanicidade para tornar o dia mais consciente (como por exemplo, deixar de almoçar um dia ou outro, andar em ruas diferentes, usar uma roupa distinta etc.).


11. TRAUMAS, COMPLEXOS E FOBIAS. Isso gera uma Personalidade desequilibrada, que é guarida do Ego.


12. “Tops” Mentais. Quaisquer obstáculos nos fazem desistir do Trabalho Interno. Dificuldades financeiras, dúvidas, ressentimentos, opiniões contrárias, depressão, contratempos diversos etc., que podem ser comparadas a “lombadas” na estrada, que produzem lentidão e estancamento. A causa é a Impotência da Consciência.


13. CANÇÃO PSICOLÓGICA. Dar vazão verbal ou mental a certas situações vividas (por exemplo: falar da traição do marido 10 anos atrás, dos pais que batiam em você, da falta de sorte na vida etc.).


14. Desejos, Justificativas e Má Vontade (os 3 Inimigos ou Traidores). Discursos verbais egóicos, sentimentalismos, desejos negativos. A Má Vontade se fortalece quando nos recusamos a fazer favores aos outros por exemplo.


15. FANATISMO. Nascido de limitações intelectuais e emocionais. Evitem-se principalmente os fanatismos esotéricos.


16. Vírus Psicológico. Pode-se contagiar energética ou mentalmente. Noticiários, fofocas, maledicências etc. não devem entrar em nossa mente. O bocejo coletivo é uma forma de vírus psicológico.


17. IMPACIÊNCIA. Nascida da ansiedade, das comparações e da falta de confiança.


18. Incapacidade para fazer as coisas. Inconstância, preguiça, desatenção e indisciplina. Um dia nos propomos a realizar as disciplinas esotéricas e na semana seguinte nem lembramos mais disso. Com isso apunhalamos o Cristo Íntimo e traímos sua ajuda.


19. INSEGURANÇA. Em si mesmo, nos outros e quanto à eficácia do Trabalho Gnóstico.


20. Efígies Mentais. São as representações mentais equivocadas. Conceitos que temos sobre algo ou alguém, e que “temos certeza” de que correspondem à verdade. Exemplo de Efígie Mental é aquela música que aparece em nossa mente e permanece o dia inteiro.


O QUE DEVEMOS DESENVOLVER

1. Consideração Exterior. Respeito ao próximo, ao seu Nível de Ser, suas limitações, opiniões, conceitos, ver em seu interior uma Essência e um Ser que devem ser respeitados. Para combater a Autoconsideração. Nasce com a virtude da Empatia.


2. Valores da Essência. Fidelidade, Disciplina, Ordem, Honestidade, Pudor, Tenacidade, Alegria, Castidade etc., para combater a Anarquia Interna.


3. Valorizar o Trabalho Gnóstico. Torná-lo Sério, Prático, Objetivo, na vida tanto interior quanto exterior. Isso impede que sejamos “gnósticos de fim de semana”.


4. Continuidade de Propósitos. Não dar um só passo atrás, não querer tirar “férias gnósticas”. Olhar sempre para a frente.


5. Centro de Gravidade Permanente. Determinação forte e entusiasmo dentro de nós. Ver a Gnose em tudo na vida.


6. Eventos Internos e Acontecimentos Externos. Saber viver corretamente, equilibradamente. Não cair em depressão em festas ou contar piadas em velórios.


7. Nível de Ser e de Saber. Conhecer a Doutrina Gnóstica profundamente para se desenvolver corretamente nossos Mapas Internos de Trabalho.


8. Imaginação, Inspiração e Intuição. São virtudes que se conseguem com os exercícios gnósticos diários e com a morte do Ego. Seguir os “sinais do Ser”, que querem nos guiar em todos os aspectos da vida.


9. Viver Conscientemente. Usar todo o Conhecimento gnóstico para que nossa vida nos dê frutos espirituais, para que não passemos uma vida estéril, mecânica e decadente.


10. Lei da Momentaneidade. Viver a vida gnosticamente, o aqui e agora. Não projetar, desejar ou fantasiar o que gostaríamos que nossa vida fosse, mas o que ela “pode” ser.


11. Paciência e Equilíbrio em tudo. A César o que é de César e a Deus o que é de Deus.


12. Naturalidade, espontaneidade. Observe as crianças conversando entre si, agindo, brincando, são pura Essência manifestada.


13. Auto-observação e Observação Externa em harmonia, contínua, para adquirirmos a Recordação de Si.


14. Prudência no Trabalho. Lentos mas seguros. Nada de pressa e impaciência.


15. Capacidade de Criar. Faze as coisas com um nível de criatividade e consciência, e não mecanicamente.


16. Sinceridade Interna e Externa.


17. Sacrifício da Dor ou Padecimento Voluntário. Não confundir sofrimento com sacrifício.


18. Vontade de ser cada vez melhor na vida, em todos os sentidos. Não confundir com preciosismo mental.


19. Bom Dono de Casa. Ser bom pai, bom filho, boa esposa, bom funcionário. Não porque se pede aplausos, mas porque se quer expressar a Luz do Ser Divino.


20. Autoconhecimento. Saber quem realmente sou, sem autoimagens, disfarces psicológicos, fantasias ou alucinações.

Por: Ali Onaissi - Psicologia Gnóstica.

Link de Acesso ao conteúdos completo:

http://www.gnosisonline.org/psicologia-gnostica/a-morte-em-marcha/

bottom of page