top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Ferramentas digitais podem auxiliar municípios na construção de políticas públicas


Nesta segunda-feira, 29 de outubro, uma parceria entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu a Capacitação técnica: Ferramentas Digitais do IBGE para gestores municipais e para técnicos da Confederação.


Conhecer as informações que o IBGE coleta são fundamentais para o planejamento dos Municípios, que são muito carentes de informação. É imperativo que esses Entes conheçam que informações existem, onde elas podem ser buscadas, e qual é a melhor maneira de buscá-las.


Para a assessora de Gabinete da CNM, Luciane Pacheco, a partir dessa iniciativa com o IBGE, haverá uma série de passos para sensibilizar os prefeitos para o conhecimento e a visão sobre as ferramentas que o Instituto disponibiliza. Ela também ressaltou que a parceria é boa tanto para o IBGE quanto para os Municípios. “Os prefeitos precisam ser sensibilizados para organizar a gestão e direcionar as políticas públicas a partir dos dados de crescimento das cidades. O Cadastro de Endereços organizado pelo IBGE vai ajudar nisso. Por outro lado, o Instituto vai ter uma estatística muito mais sensível e qualificada”, afirmou.


Pacheco também destacou que a parceria entre as duas entidades também vislumbra o aperfeiçoamento do Censo 2020. “Estamos discutindo o censo dois anos antes, encontrando e sanando deficiências antes da aplicação. É uma ótima chance para rever se as questões servem ou não e propor melhorias”, alegrou-se.


Para o gerente de Atendimento do IBGE, Carlos Lessa, que ministrou a capacitação, a CNM serve de ponte com os Municípios. Segundo o IBGE, esse relacionamento vai alavancar a utilização das informações. “Essas informações, hoje, são pouco utilizadas pelos Municípios e elas precisam ser utilizadas de forma bastante sólida e intensa para que eles consigam, efetivamente, se planejarem para o futuro”, asseverou.

bottom of page