top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Casal constrói residência solar com pneus, garrafas e terra


Localizada em Adelaide, na Austrália, a residência foi construída pelo casal (Martin Freney e Zoe) inspirado no Earthship, uma arquitetura sustentável que tem como base a reutilização de materiais para gerar o menor impacto ambiental possível.


Em somente 70m2, a casa reúne uma quantidade surpreende de soluções ecológicas. Ela foi projetada para gerar energia (os painéis solares foram instalados no telhado), coletar água da chuva, além de tratar e reciclar a água cinza -, a água residual de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho.

Na casa, o aquecimento da água é solar e, em geral, a temperatura interna é estável. Baterias de energia garantem quase três dias de autonomia, caso o gasto não ultrapasse 3 kWh diários. O telhado também incorpora duas claraboias operáveis ​​com vidros duplos para regular a saída de ar quente do telhado.


Usando terra, eles aplicaram técnicas de adobe e cob: velhas conhecidas da permacultura. As paredes também foram levantadas com o uso de 800 pneus. Martin até escreveu um artigo explicando alguns dos cuidados que teve no quesito segurança do uso de pneus, tema ainda bastante questionado. Ainda foram usados garrafas de vidro, latas e até os gargalos foram usados no piso do banheiro.

Batizado de Earthship Ironbank, o lar projetado para duas pessoas, em termos de tamanho, é como uma quitinete bem ajeitada: um só cômodo formam sala, cozinha e quarto. De maneira que os móveis são poucos: armário de cozinha, aquecedor, cama queen size, mesinha de cabeceira, pequeno sofá e mesa.


O que pode ser sufocante para uns, é recompensado do lado externo onde há um pequeno quarto com sofá-cama e guarda-roupa, um banheiro confortável e o melhor: áreas verdes com muitas plantinhas, bananeiras, cultivo de alimentos e mesinhas para sentar e apreciar o ar livre da zona semi rural.

bottom of page