top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

  • A Folha do Vale - Jornal e Site

Sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa está com inscrições abertas


Esta aberto o período de inscrição para a 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) . Os professores das redes públicas estaduais e municipais devem promovê-la até 30 de abril. É necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada – municipal ou estadual – também faça a inscrição on-line. O objetivo da iniciativa é apoiar os docentes no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita e promover oficinas de produção de texto com os alunos do ensino fundamental e médio.





Etapas, municipais, estaduais e regionais serão promovidas até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. O tema do concurso deste ano é O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Dentre as novidades estão: homenagear a escritora Conceição Evaristo; inclusão do gênero textual documentário para alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio; e premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes.




As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca, e os professores também receberão prêmios. Após a realização das oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula.




Dentre as categorias estão: poema, quinto ano; memórias literárias, sexto e sétimo; crônica, oitavo e nono; e artigo de opinião, terceiro ano do ensino médio. Para os professores, o concurso estabelece relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões.



Da redação com informações da CNM e do escrevendoofuturo

bottom of page