top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Porto dos Gaúchos Comemora Hoje 64 Anos de Fundação

A Prefeitura Municipal parabeniza a toda a população por esta data tão especial para nosso município e neste ato estende os mais sinceros cumprimentos a todos os colonizadores, aqueles batalhadores que vieram para esta região enfrentando enormes desafios para que hoje pudéssemos ter a nossa amada cidade.

São 64 anos de muitas lutas mas as vitórias estão chegando, e hoje vemos nosso município avançar e crescer, nossa esperança e de vermos a cada ano um desenvolvimento muito maior para nossa cidade, a final essa é a nossa terra, aonde nascemos e fomos criados, por isso nosso coração se enche de alegrias ao comemorar essa data.


Parabéns a todo o povo Portogauchense.


UM POUCO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.


Porto dos Gaúchos tem origem na empresa CONOMALI - Colonizadora Noroeste Mato-grossense S/A, que na década de cinquenta era sediada em Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa da empresa era fruto do esforço colonizador do Estado de Mato Grosso, na década de cinquenta.


A fundação de Porto dos Gaúchos foi historicamente marcada por uma Ata, escrita no próprio local, em 3 de maio de 1955, seis quilômetros acima da barra do Ribeirão Mestre Falcão, no Rio Arinos. O ato foi presidido pelo gaúcho Guilherme Meyer. A localidade era também conhecida, popularmente, como Gleba Arinos. Era pioneira nesse rio.


A denominação Porto dos Gaúchos efetivou-se em função de que os formadores do núcleo que originou o atual município provinham do Estado do Rio Grande do Sul - os gaúchos. E, obviamente, pelo porto de chegada ao núcleo, no Rio Arinos, único meio de acesso. Só mais tarde se procedeu, lentamente, à abertura da estrada pela margem direita do Rio Arinos.


Por: Ascom

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page