top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Administração Municipal de Castanheira tem uma Nova Assessoria Jurídica

Há aproximadamente 60 dias a administração da prefeita Mabel de Castanheira tem uma nova assessoria jurídica, a qual está sob a responsabilidade do Dr. Juliano Cruz, aliás, o mesmo em breve merece o título de mestre em administração pública, título que vem antes de Doutor, todavia, por habito a maioria dos bacharéis em direito, juízes, promotores, médicos, dentistas, mesmo nem sendo de fato doutores (as) por formação acadêmica, são habitualmente chamados de Doutor (as), mas para informação, o Dr juliano Cruz é bacharel em direito e já possui uma especialização em administração pública e está cursando o mestrando na mesma área.

Antes a assessoria jurídica da administração municipal estava sob a responsabilidade da Dra. Marcia Gardim, que preferiu se afastar e cuidar dos estudos e outras atividades não relacionadas diretamente a administração pública.


O Dr. Juliano Cruz cursou o bacharelado em direito no paraná, e até tinha um concurso que o mesmo prestou e estava trabalhando, mas preferiu vir atuar e crescer profissionalmente no estado de Mato Grosso, mais precisamente na região de Juína, portanto, neste mais ou menos 10 anos atuando no ramo de direito da administração pública, em torno de 2 anos foi na região, sendo o primeiro município em Juruena no final da administração passada, depois veio trabalhar com o atual prefeito em Juína, Altir Peruzzo, e agora foi trabalhar com a prefeita Mabel em Castanheira.


Questionado sobre a avaliação que tem sobre os primeiros meses de trabalho, o mesmo disse que: “olha, considerando a saída da Marcia, ela deixou a administração de uma forma bem rigorosa nos processos judiciais, todos os prazos estão em dia, a administração vive um momento saudável na questão financeira, então acho que por parte da assessoria jurídica da Mabel está boa, pois, venho prosseguindo com a excelente assessoria que a prefeita já tinha”, comentou Dr. Juliano.


Na oportunidade, o advogado salientou ser importante o fato da administração municipal manter em dia a questão orçamentaria que é muito importante em todos os municípios, pois, é de onde sai os pagamentos aos funcionários públicos, aos fornecedores, portanto, na visão da nova assessoria jurídica, é um bom momento a trabalhar em Castanheira, pois, a administração vai muito bem, comentou o mesmo, baseado nos processos e na situação contábil da administração.


Obviamente nestes 60 dias de uma nova assessoria jurídica, o mesmo está revendo os processos e trazendo novos padrões e moldando os procedimentos dentro da melhor forma possível em seus conhecimentos, neste quesito o Dr. Juliano disse que: “Toda nova assessoria jurídica que ingressa num município, ela tenta trazer novos padrões e moldar os procedimentos ao seu habitual, então nós iniciamos os procedimentos licitatórios, pois, hoje as licitações têm uma nova roupagem, por isso, revisamos os editais de licitações, elaboramos um checklist de todos os procedimentos, então iniciamos pelo departamento de licitação, aonde concluímos os trabalhos, hoje há uma nova estrutura, inclusive até de servidores no departamento de licitação e agora iniciamos na parte de tributação do município, que são os pontos principais, então se nós conseguirmos aprimorar o bom trabalho que já vinha sendo feito pela Dra. Márcia dentro destes dois segmentos, tanto a arrecadação e otimizando os procedimentos licitatórios, estamos cumprindo a nossa função”, enfatizou o Dr. Juliano Cruz.


Obviamente, no caso do tal checklist, comentado pelo assessor jurídico, trazemos a informação de que o mesmo é uma palavra em inglês, considerada um americanismo que significa "lista de verificações", uma palavra construída pela junção de check (verificar) e list (lista), portanto, uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.


Por: Maurilio Trindade Aun

bottom of page