top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Plantar 1,2 trilhão de árvores seria solução contra aquecimento global


A melhor solução para combater o aquecimento global, além de preservar as florestas que já existem, é plantar novas árvores. Um estudo publicado pela Science na última na última sexta-feira (5) afirma isso.

Segundo um novo estudo do ecologista Thomas Crowther, da universidade suíça ETH Zurich, há espaço suficiente em parques nacionais, florestas e terras abandonadas existentes no mundo para plantar 1,2 trilhão de árvores extras. Juntas, estas árvores seriam capazes de armazenar CO2 equivalente a uma década de emissões de dióxido de carbono.

Segundo o ecologista, se tal meta fosse alcançada, superaria qualquer outro método para combater a mudança climática, mesmo considerando investimentos em energia renovável e dietas vegetarianas. As árvores são “nossa arma mais poderosa na luta contra as mudanças climáticas”, disse Crowther em entrevista ao jornal britânico The Independent.


Combinando dados de inventário florestal de 1,2 milhões de locais em todo o mundo e imagens de satélite, os cientistas estimam que existam atualmente 3 trilhões de árvores na Terra. Este número é sete vezes maior do que as estimativas anteriores, divulgadas pela Nasa. Mas eles também descobriram que há ainda muito espaço para restaurar milhões de acres de florestas adicionais, isso sem contar com terras urbanas e agrícolas.


“Há 400 gigatoneladas [de CO2 armazenado] agora nas 3 trilhões de árvores. Se você fosse escalar isso em mais trilhões de árvores, isso seria da ordem de centenas de gigatoneladas capturadas da atmosfera – pelo menos 10 anos de emissões antrópicas foram completamente eliminadas”, disse Crowther.


A restauração completa de todos os locais identificados é bastante utópica, porém, o plantio de árvores é cada vez mais reconhecido como uma atividade crítica para preservar a vida na Terra. Aliás, plantar árvores é o melhor jeito de combater o aquecimento global.


“Não estamos visando áreas urbanas ou agrícolas, apenas terras degradadas ou abandonadas, e tem o potencial de enfrentar os dois maiores desafios do nosso tempo – a mudança climática e a perda de biodiversidade”, disse Crowther. “É uma coisa linda porque todos podem se envolver. As árvores literalmente apenas tornam as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, elas melhoram a qualidade do ar, a qualidade da água, a qualidade dos alimentos, o serviço ecossistêmico, é uma coisa tão fácil e tangível.”

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page