top of page

Estudantes criam ‘micro-ondas ao contrário’: gela bebidas em 1 minuto

  • Redação RPA
  • 24 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Um trio de estudantes de uma escola pública do Distrito Federal desenvolveU um equipamento capaz de refrigerar uma lata de bebida em até 1 minuto. Batizada como ColdStorm (“Tempestade Gelada”, em tradução livre), a invenção foi apelidada como ‘micro-ondas ao contrário’.

Moradores da região do Gama, Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Raffaella Gomes estudam no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI) e iniciaram o projeto em 2017.

Na fase de prototipagem, elas precisaram de lixo eletrônico, coolers de computadores (que resfriam os componentes eletrônicos) e pastilhas Peltier (condutores que aquecem ou esfriam objetos).

Em 2018, elas levaram o protótipo adiante e participaram do Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal e da exposição de ciências da escola e foram classificadas para levar o ‘micro-ondas ao contrário’ para a Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Educação (EXPOCETI), em Pernambuco.

Na EXPOCETI, que aconteceu no mês passado, o ‘micro-ondas ao contrário’ recebeu diversas premiações.

Adrielle, Gabrielly e Raffaella faturaram o primeiro lugar na área de engenharia e receberam certificado de destaque da Faculdade Imaculada Conceição de Recife e da World International Fairs Association (WIFA).

As estudantes retornaram para o Distrito Federal com um carta-convite para a Muestra Cientifica Latino-americana (MCL), em Trujillo, no Peru. O encontro vai ocorrer entre os dias 9 e 15 de setembro deste ano.

Chances de mercado

Credenciadas para a Mostra Científica no Peru, as meninas precisam concluir o ColdStorm, que ainda é um protótipo.

Para isso, Gabrielly Vilaça, uma das desenvolvedoras do projeto, afirma que o grupo precisa de recursos financeiros para lançar a versão final, além de dinheiro para arcar com os custos de deslocamento.

“Após a EXPOCETI, surgiram várias ideias para melhoria baseadas em sugestões de avaliadores”, diz a estudante. Para pôr em prática as recomendações, elas criaram uma vaquinha online.

“Estamos focadas em duas coisas: reconstrução e melhoria do protótipo e arrecadação de fundos para pagar a viagem ao Peru.”

A professora Maria Zilma Conceição de Araújo, que trabalha no CEMI e acompanha a criação do ‘micro-ondas ao contrário’, a invenção das estudantes tem futuro. “Comercialmente falando, acredito que o ColdStorm tem potencial de mercado. Principalmente por conta da economia energética que é a proposta final do projeto.”

Segundo Maria, as meninas têm a combinação perfeita de perfis. “As meninas são curiosas, estudiosas e estão cientes dos desafios que tem que enfrentar”, afirma.


Comments


Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
P.09 DA ED_edited.jpg

ELIZANGELA TRINDADE FOLHA PUBLICIDADE

CNPJ: 32.744.303/0001-05

Endereço: Rua Fortaleza, 703, Lote 23, Quadra 41, Centro

CEP: 78579-000, Itanhangá MT

Email: afolhadovale@hotmail.com

Contato: (66) 98421-4870  (66) 98427-2182

bottom of page