top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Secretaria de saúde de Tabaporã apresenta relatório detalhado das ações realizadas no primeiro semes


O acesso aos serviços de saúde do município ocorrem através da ESF sendo quatro unidades básicas de saúde que hoje tem 100 % da sua população coberta no ano de 2016 pelo Sistema de Informação E-SUS, tendo efetivas ações, atendimento pré-hospitalar, possui atendimento hospitalar básico, porém é realizado a estabilização do quadro do paciente para que se possa encaminhá-lo à referência em Juara-MT.

Temos o serviço de Vigilância em Saúde atuando nas áreas epidemiológica, ambiental e sanitária., bem como serviço de Reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, atividades físicas e hidroginástica, através do CRIDAC- Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa e NASF- Núcleo de Atenção a Saúde da Família.


O laboratório municipal foi todo equipado com equipamentos novos, aumentando a quantidade de exames ofertados bem como a quantidade de pacientes atendidos, hoje conseguimos atender uma média de 30 pessoas por dia.


A região do Vale do Arinos por se a menor região de saúde do estado, nossa referência possui pouca oferta de serviço, não possuí acesso facilitado em várias especialidades básicas tais como urologia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, oncologia, dentre outros, desta forma precisamos percorrer muito (capital do estado) para ter acesso aos serviços. Considerando que se tivesse em uma região fortalecida poderiam ser resolvidos na região mesmo.


2.4- Descrição dos fluxos da rede de atenção a saúde


A partir de setembro de 2008, com a assinatura do pacto pela a saúde dos quatro municípios, todos eles se encontram em gestão plena de seu sistema, onde as capacidades instaladas em 100% deles suprem toda a atenção primária à saúde, de maneiras diferentes.


Tabela 1: Gestão Plena do Sistema Municip


O serviço de assistência de média complexidade nos municípios da região do Vale do Arinos são realizados pelos Hospitais Municipais, contando com internações clínicas de patologias variadas, e os serviços que não são ofertados no município são oferecidos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos, com os serviços de:ortopedia, ginecologia e cirurgia geral, porém os exames solicitados ao paciente em qualquer categoria é de responsabilidade do município em realizar.


O município de Tabaporã conta com: 01 unidade básica de saúde, 03 unidades de saúde da família, 02 unidades ambulatorial de especialidades e 23 leitos hospitalares.

A secretaria municipal de saúde tem o dever e objetivo de dar suporte aos pacientes em diagnósticos até que estabilize seu quaro clínico, ou até quando seja transferido a uma unidade de referência, de acordo com a necessidade. Vale ressaltar que este Município possui desvantagem de localização pela distância geográfica aos centros de referência, não possui um suporte adequado de equipamentos que permitam a eficiente estabilização do paciente até o seu encaminhamento para um centro especializado.


Considerando estas justificativas, salienta-se a necessidade de se ter equipamentos básicos para realização de diagnóstico clínico com a finalidade de verificação do quadro do paciente, podendo contribuir precisamente com a real necessidade do mesmo.


Prosseguindo, com tal objetividade, a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 196 e 197, relata que a Saúde é:


Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Portanto, garantir os direitos especificados tanto nas leis municipais, estaduais e federais, através de ações que viabilizam uma co-relação entre usuários, profissionais de saúde e gestores municipais, se torna um dos princípios fundamentais para efetuação de um trabalho humanístico e comprometido com o bem-estar social. E com base nisso esta Gestão vem se esforçando para aprimorar o atendimento ao usuário, com aquisição de equipamentos novos, contratações de profissionais, e com a constante realização de capacitações, onde almejamos poder levar uma saúde de qualidade aos usuários do Município.


Acesse na íntegra os dados e a tabela aqui


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page