top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Em Juruena a Vigilância Sanitária Alerta a População

A coordenadora da Vigilância Sanitária em Juruena, Roseneide Souza Soares emitiram um comunicado nesta quarta (28/08) alertando a população de Juruena sobre os cuidados para nem serem mordidos ou picados por animais peçonhentos, confira a nota emitida pelo setor:

"Comunicamos a população Juruenense, que por “problemas técnicos” o Estado do Mato Grosso NÃO TEM ESTOQUE DE SOROS, e por este motivo não haverá distribuição de soro antivenenos na rotina para os municípios. Com o desabastecimento, a Vigilância Sanitária de Juruena orienta a população da importância para a prevenção desses agravos".


Na sequencia, o setor encaminhou algumas informações sobre os cuidados que todos podem tomar, no sentido de prevenir.


PREVENÇÃO:


Em locais propícios à presença de animais peçonhentos, deve-se utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro e botas de cano alto ou com perneiras.


Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.


Adotar medidas preventivas quando realizar atividades de limpeza, deslocamento de móveis e outros objetos, pois serpentes, escorpiões e aranhas podem estar nas frestas, superfícies ou cantos.


Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.


Nos sítios e chácaras manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gosta de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros.


Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareçam mortos.


Na ocorrência de acidente, mantenha a vítima calma, evitando movimentos desnecessários, e com o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo, caso seja possível. A vítima deve ser levada o serviço de saúde com urgência.


Os antivenenos, são utilizados de forma adequada, e a forma mais eficaz de neutralização da peçonha do animal causador do acidente. Para tanto, é de fundamental importância a disponibilização desses antivenenos em quantidade suficiente e em locais oportunos, visando-se diminuir o tempo decorrente entre o acidente e o atendimento médico adequado.


Na oportunidade, a equipe do setor de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental de Juruena se coloca a disposição da população e dos interessados, para maiores informações basta ligar para (66) 3553-1367 ou enviar um e-mail para vigilanciasjuruena@hotmail.com, ou diretamente nas dependências do setor no horário das 07:00 as 11:00 horas, informa a coordenadora do setor, Roseneide.


Da redação com assessoria



bottom of page