top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Escola de Catuai visita fazenda de Juara para conhecer trabalho de plantio de mudas de espécies nati


Alunos e professores da Escola Municipal Rui Barbosa localizada no Distrito Administrativo de Catuai, visitaram na última sexta-feira, dai 13 de setembro, a Fazenda Janba, localizada no interior daquele distrito, a fim de conhecer um projeto de produção de mudas de árvores nativas.


O empresário, advogado e produtor rural Bem Hur, proprietário da Fazenda, explicou que a 10 anos vem sendo feito um trabalho de plantio de mudas nativas, com o objetivo de repovoar Áreas de Preservação Permanente – APPs.


“Temos aqui na Janba um viveiro de produção de mudas nativas em funcionamento a 10 anos que já produziu 450.000 mudas, que foram plantadas nas nossas APPs”. Explicou o produtor.


Bem Hur explicou ainda, que este ano a Fazenda vai produzir mais 60.000 mil mudas nativas, para usar com o mesmo objetivo.


A visita da escola na fazenda partiu de uma conversa entre a esposa do produtor e a direção da escola Rui Barbosa, onde ofereceu aos professores a possibilidade de uma ida deles com os alunos para uma aula sobre produção de mudas, educação e consciência ambiental.


O produtor explica que pouquíssimas fazendas no Mato Grosso, e, provavelmente no Brasil, fazem um plantio com tanto volume e qualidade de árvores nativas como é feito no viveiro da Janba.


A Escola Rui Barbosa levou crianças desde o Pré I até o 9º ano, para conhecer o Projeto de reflorestamento e demais dependências da fazenda


Eles foram recebidos pelos colaboradores da Fazenda, Sr. Jorge e o Sr. Pedro Bonete, uma vez que o proprietário se encontrava em viagem.


Os colaboradores da Fazenda ensinaram aos alunos, todo o processo de preparo do solo, plantio e cultivo das mudas implantado pela propriedade.


O Sr. Pedro Bonete disse que o projeto visa melhorar o meio ambiente e preservar as fontes nativas.


Segundo o senhor Pedro, a fazenda cultiva várias espécies de árvores nativas, mas as principais são a peroba, jatobá, cedro rosa, ipês rosa e amarelo.


Cada aluno e professor que esteve na fazenda, levou para casa uma muda de ipê rosa e outra de ipê amarelo, para plantar e cultivar.


O senhor Pedro disse que o objetivo é criar nas crianças a consciência de preservação, uma vez que elas são as que vão cuidar do nosso planeta de agora em diante.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page