top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O que é e como fazer um quarto Montessoriano


Quarto montessoriano é basicamente um quarto feito com foco na criança, e não no adulto. Ele faz parte do método montessoriano de educação, que foca na auto educação.


Origem e conceito do quarto montessoriano

O nome “montessoriano” remete ao nome da educadora italiana Maria Montessori. que criou esse conceito em 1907. Sua intenção é estimular o desenvolvimento e a autonomia da criança. Inclusive na decoração do quarto, que deve então proporcionar estímulos e independência, tudo com o máximo de segurança.


Por isso a ideia é que um quarto montessoriano tenha os móveis e brinquedos em altura acessível à criança. Assim ela pode subir e descer da cama sozinha, e brincar com o brinquedo que quiser. Tudo de maneira independente.


Características do quarto montessoriano

Então, para que isso possa acontecer, o quarto montessoriano costuma ter:

  • Cama baixa, quase na altura do chão. Assim a criança pode subir e descer sozinha, e também não tem o risco de cair.

  • Móveis baixos com brinquedos, para que a criança possa pegá-los sozinha. A dica nesse caso é fazer um rodízio de brinquedos, deixando apenas alguns aparentes e trocando-os de vez em quando. Assim a criança tem mais chance de se manter interessada nos brinquedos.

  • Espelhos para que a criança veja a si mesma. Mas esse espelho deve estar preso a uma placa de madeira, para que os pedaços não se espalhem em caso de quebra.

  • Barras de apoio nas paredes, para que o pequeno possa caminhar por todo o quarto mesmo enquanto estiver aprendendo a andar. E também para ajudá-lo a aprender a andar.

  • Tapetes, para estimular a percepção sensorial, através de cores e texturas.

  • Armário de roupas baixo, também na altura da criança, permitindo que ela mesma escolha suas roupas.



Cuidados ao fazer um quarto montessoriano

Alguns cuidados de segurança são importantes da decoração de um quarto montessoriano, além dos já mencionados. Por exemplo, os móveis não devem ficar com quinas no caminho, evitando que a criança bata a cabeça. E para que ela não escale os móveis, é bom ficar atento para que eles não fiquem em alturas que permitam que isso aconteça.


Outro cuidado tem a ver com o visual geral do quarto montessoriano. Como ele tem tudo em altura baixa, corre o risco de surgir um desequilíbrio, com as paredes muito vazias no alto. E isso pode gerar uma sensação de desequilíbrio e desconforto. Por isso, para manter a proporção, é só lembrar de decorar também as partes mais altas, seja com quadros, cortinas, luminárias ou outros acessórios.


Cama montessoriana

A cama de um quarto montessoriana tem apenas uma característica típica, a de ser baixa.


Mas o modelo pode variar, pois ela pode ter ou não uma pequena cerca, ou pode até ser feita em forma de casinha ou carros.


Fonte: Fernanda DG | Dicas de Arquitetura

bottom of page