top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

O Poder da Gratidão


Há tempos o homem se pergunta qual o segredo da felicidade.

Eu tenho a minha resposta. Gratidão.


É o que funciona pra mim e creio que pode funcionar para você também.


Os nossos sentimentos são resultado daquilo que pensamos. Por isso estar feliz ou não é resultado do nosso pensamento.

Você pode pensar que está feliz ou que está infeliz. A decisão é sua.


O que nos atrapalha é que o ser humano é um ser insatisfeito por natureza.


Nunca estamos satisfeitos com o que temos ou somos. Sempre queremos mais. Ter mais dinheiro, melhor trabalho, uma casa melhor, um carro melhor, um corpo mais bonito.


Esse querer causa uma insatisfação pessoal que pois nunca chegamos lá.


E logo que conseguimos alguma coisa que queríamos já encontramos uma nova coisa que queremos e volta o sentimento de insatisfação porque não temos o que queremos.

A partir do momento que começamos a ser gratos pelo que temos e aceitar melhor o que não temos passamos a ser mais felizes e de bem com a vida.

Mas como adotar esse modelo mental?


Cultivando o poder da gratidão


Em vez de ficar pensando que o carro do outro que é carro de verdade, passe a agradecer o fato de você ter um carro lembrando-se que muita gente não dispõe desse conforto.


Em vez de reclamar que a comida estava ruim, agradeça o fato de você ter comida para comer tendo ciência de que muitos outros não têm.


Lembro de ver nos filmes de antigamente que na hora da refeição as pessoas antes de comer faziam uma oração agradecendo a Deus por aquela refeição.


Esse é um hábito fantástico que se perdeu com o tempo. Hoje raramente se vê isso em prática. Não conheço uma pessoa que tenha esse hábito de sempre agradecer antes de comer.


A partir do momento que você agradece pelas coisas que têm começa a dar mais valor a elas em vez de tomá-las por certo.


Isso ajuda também a semear uma reflexão interna de perceber o quanto a sua vida é abençoada por ter muitas coisas que outros não têm oportunidade de ter.


Mas quando falo em agradecer, me refiro àquele agradecimento interno, não o agradecimento em que você vai até uma outra pessoa e diz muito obrigado. Esse também é muito importante e mais adiante falamos sobre isso.


Neste momento o ponto em discussão refere-se àquelas horas em que você para e pensa consigo mesmo “Sou grato por ter uma casa para morar; Sou grato por ter comida para comer; Sou grato pela família que tenho etc.”.


Se você acredita em Deus pode fazer esse agradecimento à Deus durante o seu momento de prece todas as noites por exemplo. Esse é o formato que eu pessoalmente adoto.


Todas as noites faço a minha prece quando sempre inicio agradecendo por coisas da minha vida. Agradeço pela cama que tenho para dormir, o teto para morar, a comida para comer, a família que me ama.


Mais recentemente tenho pensado bastante sobre gratidão e pensamentos de gratidão me ocorrem durante o dia.


Já contei no outro post sobre o dia que estava no mercado e fiquei grato e feliz simplesmente pelo fato de poder enxergar e ver as pessoas, produtos e o ambiente a minha volta.


Sei que existem pessoas que não têm esse privilégio. Por isso, para mim, o simples fato de poder usufruir do sentido da visão é uma benção na minha vida.


Esse final de semana estava num bar com uns amigos e uma hora saí na frente do bar e novamente me veio esse pensamento de gratidão de poder enxergar, ver as cores e as pessoas transitando.


Meu pai sofre de mal de Parkinson. Uma doença terrível que paralisa os músculos do corpo aos poucos. Vejo quanto ele sofre com isso.


Recentemente ele fez uma cirurgia de implantação de um dispositivo no cérebro para melhorar nos sintomas da doença. Neste momento ele está em casa em fase de recuperação.


Ele era um homem super ativo que adorava trabalhar, vivia na rua fazendo as coisas dele. Uma pessoa super ativa que agora está com muitas limitações em função da doença.


O caminhar está difícil, comer é complicado, até o falar está prejudicado. Quando vejo tudo que ele está passando fico grato por ter o meu corpo funcionando perfeitamente e ao mesmo tempo grato por ele estar se recuperando e ficando melhor.


Também me sinto grato por poder ajudar a cuidar dele agora que ele está na se recuperando aqui em Porto Alegre e tenho tido a oportunidade de passar bastante tempo com ele ajudando minha mãe a cuidá-lo.


P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page