top of page
Divulgação Pronac 2316326.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
Guia Digital da Cidade_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

GUPET.jpg
  • Vivaldo S. de Melo

Castanheira se mobiliza contra o sarampo


Desde o último dia 10 de fevereiro, segunda feira última, está em curso a Campanha “Castanheira contra o Sarampo”, que faz parte do Movimento Vacina Brasil, marcado por diversas ações integradas contra determinadas doenças. Estende-se até o dia 13 de março e tem neste sábado, 15, o seu "Dia D”.


Nos últimos anos o sarampo atingiu milhões de brasileiros, levando alguns à morte. Diante deste perigo, a Secretária Municipal de Saúde, Ivania Tigre, lembra que a vacina é a única prevenção.


A faixa etária alvo é dos 5 aos 19 anos, ficando desobrigado quem já tomou duas doses. Os que forem se vacinar devem tomar as duas doses num intervalo de 30 dias. Nos dois casos é necessário a apresentação da Caderneta de Vacinação.


A campanha está em curso no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe. No sábado o atendimento se estenderá das 07h às 17h.


O que é

O Sarampo é uma doença infecciosa causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, o qual é chamado de Morbillivirus.


Geralmente, ela atinge bebês e crianças de até 5 anos que não tomaram a vacina. As pessoas infectadas apresentam manchas avermelhadas que começam no rosto e se espalham pelo corpo. O diagnóstico da doença é feito através do exame de sangue.


Também pode aparecer em adultos, e se não for tratada pode acarretar outras complicações como pneumonia, conjuntivite, cegueira, convulsões, diarreia, infecções no ouvido e respiratórias, encefalia e lesão cerebral. No pior dos casos, ele pode levar o paciente à morte.

bottom of page