top of page
GUPET.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

6 truques para corrigir o excesso de sal da comida


Num livro Lugar de Médico é na Cozinha ... faz bem relembrarmos que pode atuar sim na cozinha no preparo e no cultivo o alimento!

Quem cozinha diariamente sabe o quão frustrante é provar a comida e perceber que ela está muito salgada. E quando a comida já está servida e temos convidados em casa?

Tanto o excesso de sal quando a falta de sal podem ser corrigidas.

01. Batata:

Se o molho ou o ensopado ficaram salgados, não entre em pânico. Uma forma simples de consertar o excesso de sal no caldo, e até mesmo no arroz; é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.

Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver um pouco do sal do preparo, corrigindo o erro.


2. Açúcar e vinagre de maçã

Outra forma de corrigir o excesso de sal na comida é adicionando uma mistura de açúcar (1 colher de sopa, em média) e vinagre de maçã (a mesma medida) ao preparo.

Claro que a quantidade vai depender de quanta comida você está preparando e precisa ser corrigida. Qualquer coisa é só acrescentar mais um pouquinho da mistura, ou do próprio sal, caso fique insossa demais.

3. Pão Frances

Outra forma simples de consertar o excesso de sal é utilizando pão. Pode ser o francês ou qualquer outro que você tiver em casa, especialmente se estiver amanhecido.

Daí, é só espalhar um pouco sobre o preparado. O pão vai sugar parte do líquido da panela e absorver o excesso de sal.

4. Amiduo de milho

Além de ajudar a engrossar pratos ensopados, o amido de milho diluído na água também ajuda a consertar o excesso de sal da comida.

A medida ideal – embora dependa muito do tamanho da panela – é uma colher de chá de amido de milho dissolvido em mais ou menos 200 ml de água. Daí é só mexer para garantir que a mistura vai dissolver e se misturar completamente ao alimento.

5. Limão

Além de temperar os alimentos, algumas gotinhas de limão na comida também salvam o prato, caso tenha errado no sal. Basta gotejar um pouquinho de limão no arroz, por exemplo; tampar a panela e deixar cozinhando por alguns minutinhos.

P.09 DA ED_edited.jpg
bottom of page