top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Pensando nas abelhas, Holanda cobre centenas de paradas de ônibus com plantas


Na cidade holandesa de Utrecht, os pontos de ônibus foram cobertos com plantas para atrair abelhas, limpar o ar de poeira fina e refrescar a cidade nos meses de verão. O Município também oferece incentivos para quem quiser plantar no telhado da própria casa.


Pontos cobertos com plantas para ajudar as abelhas

Em Utrecht, na Holanda, os tetos das paradas de ônibus foram cobertos com plantas e flores.

O projeto envolveu 316 pontos de ônibus e visa atrair vários tipos de abelhas, bem como melhorar a qualidade do ar e diminuir a temperatura.

Os tetos verdes oferecem precioso néctar para abelhas, vespas e outros polinizadores e ajudam a aumentar a presença desses insetos úteis e preciosos, favorecendo a biodiversidade.

Além disso, as plantas colocadas nos pontos de ônibus capturam a poeira fina emitida pelos veículos e armazenam eficientemente a água da chuva, limpando e refrescando o ar.

Os tetos são cobertos sobretudo por plantas suculentas do gênero Sedum, que requerem pouca manutenção, confiadas aos motoristas de ônibus.


Ônibus elétricos para melhorar a qualidade do ar

Além da iniciativa de colocar plantas nos tetos dos pontos, para melhorar a qualidade do ar, a cidade de Utrecht decidiu substituir gradualmente os ônibus a diesel por veículos elétricos, alimentados pela energia produzida nos moinhos de vento holandeses.

Até o momento, dez ônibus elétricos já foram introduzidos na rede de transporte. A meta é que, até 2028, todo o transporte público seja totalmente livre de emissões de gases poluentes.

Para reduzir a poluição, também são oferecidos prêmios aos motoristas que dirigem de forma respeitosa com o meio ambiente.


Incentivos para quem faz o telhado verde

A administração de Utrecht oferece incentivos para os cidadãos que pretendem plantar ou que desejam instalar painéis solares nos telhados de suas casas.



bottom of page