top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Como fazer cachorro parar de morder chinelo


Como fazer o cachorro parar de morder chinelo e outros sapatos?

“Eu costumo brincar que os cachorros amam os chinelos, pois eles têm o cheirinho do dono e são sempre vistos em movimento. Então, os cães imaginam que é uma brincadeira e tanto”, diz a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente de clínicas da Petz.

Não bastasse isso, chinelos e sapatos normalmente são feitos de materiais mais resistentes, como o couro e a borracha, o que os torna muito atraentes quando o assunto é massagear gengivas e aliviar o estresse. Mas, isso não quer dizer que eles sejam a melhor opção, como veremos mais à frente.


Riscos da mastigação de chinelos e sapatos

Além do prejuízo ao tutor, que acaba perdendo seus calçados, permitir que o cão continue atacando os sapatos também é perigoso para o pet. Afinal, eles não foram produzidos para esse fim. Sendo assim, o risco de o cão ingerir ou engolir algumas de suas partes é grande, o que pode resultar na necessidade de uma remoção cirúrgica.

Isso, claro, sem mencionar o fato de que chinelos e sapatos também costumam ser bastante sujos. Por isso, as chances de estarem contaminados, e de o cachorro adquirir alguma doença também não devem ser descartadas.

Mas, e aquele chinelo velho que você não quer mais e só usava para ficar em casa? Nesse caso, é possível deixar que o cachorro se divirta com ele?

Infelizmente, a resposta é não. Isso porque, além do risco de o cachorro ingerir alguma parte, oferecer um chinelo como brinquedo pode ser confuso para o pet, que vai entender que todo sapato está ali para ele brincar. Por isso, evite!


Cachorro mordendo sapatos: o que fazer


Como visto anteriormente, alguns fatores contribuem para que cachorros gostem tanto de chinelos. Mas, a principal razão que leva os cães a se divertirem com isso tem a ver com o instinto natural deles: cachorros gostam de roer e ponto! Mas, meu cachorro comeu chinelo, o que fazer?


Por isso mesmo, a melhor maneira de proteger os seus calçados é garantindo que o pet tenha não só o que roer, mas também com que se distrair.

A boa notícia é que, hoje em dia, o mercado pet conta com opções para todos os gostos e necessidades. No caso dos filhotes, por exemplo, existem brinquedos desenvolvidos especialmente para aliviar a coceira na gengiva típica dessa fase. Já para cães adultos, é possível encontrar brinquedos que, além de gostosos de roer, ainda contribuem para o controle do tártaro. O importante é que eles sejam feitos de material seguro e atóxico para o cachorro.


Lembrando que qualquer brinquedo ou atividade capaz de estimular, de distrair e de gastar a energia do cachorro já auxilia na redução do problema. Principalmente nos casos de ansiedade por separação, brinquedos interativos do tipo em que é possível colocar petiscos dentro são bastante recomendados.

Ah, e se pegar o seu cachorro agitado no flagra roendo seu chinelo, nem pense em tirá-lo da boca dele. Fazer isso só vai dar início a um cabo de guerra, fazendo com que o cachorro enxergue tudo ainda mais como uma brincadeira. Em vez disso, prefira redirecionar a atenção dele para algum outro brinquedo.





bottom of page