top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Pesquisa aponta que Èdelo Ferrari vence a eleição em Brasnorte

Em Brasnorte, a pesquisa eleitoral aponta que o candidato a prefeito Èdelo Ferrari vence o pleito eleitoral.


No sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existe 4 pesquisas registradas para o município, sendo que a única pesquisa feita, que beneficiava o atual prefeito Mauro Rui, foi apontada como fraude, ou seja, a justiça julgou fraudulenta a pesquisa que apontava Mauro na frente, pois, ate a margem de erro estava completamente errada, fora do padrão, apresentando uma margem de erro bem abaixo do que deveria, que seria em torno de 6%.



E aos serem questionados sobre os erros na pesquisa e notificados para apresentar os dados e justificativas, a empresa e os responsáveis nem se manifestaram, com isso, se provou que a pesquisa era fraudulenta e enganosa.


Do outro lado, tudo leva a crer que o candidato a prefeito Édelo Ferrari, ou os grupos que lhe apoiam realizaram 3 pesquisas de intenções de voto, de acordo com os apoiadores, as 3 pesquisas apresentaram pequenas variações, mas todas sempre apontaram o candidato Édelo Ferrari como o vencedor do pleito eleitoral em Brasnorte.


A pesquisa registrada sob o Nº MT-06471/2020, por exemplo, que foi divulgada mais recentemente, aponta que o candidato a prefeito, Édelo Ferrari aparece com 45,50% dos votos, enquanto o candidato a prefeito na reeleição, aparece com 21%.


Obviamente, é uma diferença muito grande, por outro lado, nestes dias o atual prefeito tem concluído diversas obras públicas, infelizmente, muitos esquecem que o atual prefeito deixou de propósito para iniciar obras próximo ao pleito eleitoral, e até concluir algumas nestes períodos da eleição, e assim, de certa maneira influenciar os eleitores com essas obras, portanto, isso pode diminuir a diferença entre os dois candidatos.


Desta forma, está evidente o uso de obras públicas para influenciar a decisão dos eleitores na localidade, ou seja, enquanto um candidato nunca atuou na vida pública e se dispõe a ser a mudança e a diferença, outro candidato no poder, usa e abusa dos recursos públicos e da influência junto a secretários e funcionários para vencer o pleito eleitoral, comenta diversos moradores.


Portanto, mesmo a pesquisa apontando uma grande diferença de aceitação do candidato Édelo Ferrari junto aos eleitores, as urnas podem nem refletir exatamente isso, pela influência de obras públicas sendo concluídas e realizadas no município, e isso fica evidente quando candidatos a vereadores e o grupo da administração fica a todos os instantes em diversos grupos sociais mostrando as obras que estão sendo concluídas ou feitas, isso nem tem nada de prestar contas, mas sim, usar as mesmas com objetivo eleitoral, comenta moradores de Brasnorte.


Entretanto, na pesquisa registrada mais recentemente e que pode ser divulgada, o candidato Édelo Ferrari aparece numa pesquisa estimulada com um percentual de 45,50%, pesquisa registrada, pela MT Dados, conforme a tabela abaixo traz.

Ou seja, o candidato a prefeito, Édelo Ferrari (DEM), tem 43,75% das intenções de voto em uma pesquisa espontânea, e 45,50% das intenções de votos numa pesquisa estimulada, desta forma, ele é o líder na disputa eleitoral de 2020, como podem ler nas tabelas.


Enquanto isso, ele é seguido pelo atual prefeito Mauro Rui (PSD), que tenta à reeleição e aparece com 21% das intenções de voto na pesquisa estimulada e 19,25% na pesquisa espontânea, como pode ler nas tabelas.


De acordo com o instituto que realizou a pesquisa, a margem de erro da pesquisa é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança. Por outro lado, 37% não responderam ou disseram não saber em quem votariam.


Consta que o MT Dados ouviu 400 pessoas, sendo 211 do sexo masculino e 189 do sexo feminino, residentes em quatorze localidades no município de Brasnorte, entre os dias 09 e 10 de outubro. A pesquisa está registrada no TRE sob o Nº MT-06471/2020.


No quesito, rejeição o atual prefeito, Mauro Rui que concorre a reeleição vem liderando com 33,25% dos entrevistados, os quais responderam que não votariam em Mauro Rui de jeito nenhum.


Enquanto 15% nem votaria em Ferrari. Os que não souberam ou não quiseram responder sobre esse quesito somou 51%.

Essa pesquisa obviamente foi realizada em meados do mês passado, depois disso, várias obras públicas em andamento ou em conclusão foram massificadas nas redes sociais, ou mesmo, em reuniões do grupo politico no poder, deixando claro o uso de obras públicas visando a reeleição, portanto, o uso da máquina pública está evidente no processo eleitoral, logo, somente as urnas pode dizer se a população quer ser enganada por obras eleitoreiras, comenta alguns moradores.


Por: Maurilio Trindade Aun


bottom of page