top of page
GUPET.jpg
Logo Site Projetar e Construir.jpg
LOGO FINANÇAS E CONTABILIDADE.jpg
LOGO SAÚDE EM FOCO.jpg
Logo_AgroNegócio_&_Veterinária_Miniatura
Logo Moda & Tecnologia Miniatura.png
Logo Educação Política miniatura.jpg
MÍDIA DA CASTERLEITE ATUALIZADA_edited.jpg
95090b_c4ed513d5c6c4c7ab4c88326c9ab528b~mv2.png
MIDIA JORNAL A FOLHA DO VALE DISK PRÁTIC
Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
Divulgação Pronac 2316326.jpg

Integração Ativa, no Guia Digital da Cidade:

Propriedades Fitoenergéticas e Medicinais da Centelha Asiática


Centela Asiática (Centella asiatica): acalma a ansiedade; ajuda a falar devagar; melhora a dicção; gera imunidade na garganta; diminui as dores de garganta; auxilia a calar-se e a esperar a hora certa para dizer as coisas. (Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma – Bruno J. Gimenes)


Descrição da centelha asiática


Nas casas de produtos naturais é vendida em forma de comprimido, mas também em algumas lojas do mercado como uma planta para infusão ou como ingrediente para salada.


Os talos de centelha asiática são finos, as folhas longas e as raízes com coloração bege. As flores são cor de rosa e pequenas. O cultivo da erva é realizado em três meses e colhida à mão.

Seu nome científico é Hydrocotile Asiatica, é de origem indiana. Esta planta curativa tem muitas propriedades medicinais e, em terras orientais, é conhecida como Gotu Kola.


Há três mil anos é usada para tratar várias doenças internas e externas.

  • Caso necessite usar internamente, pode-se adicioná-la às saladas ou vitaminas. Também pode-se preparar chá com as folhas da planta.

  • Para uso externo recomenda-se cataplasmas ou emplastros naturais.









Bem como qualquer outro produto natural é encontrada em lojas de produtos naturais (cremes, loções, geles, etc…).


Propriedades da centelha asiática

Muitos são os benefícios que fornece ao organismo o consumo periódico da centelha asiática.


Isto se deve às suas múltiplas propriedades entre as quais destacamos: cicatrizante, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.




Pode ser usada externamente para tratar, por exemplo, hemorroidas, entorses, dermatite e celulite. Tem ainda sido usada há anos para tratar a hanseníase.


No entanto, as maiores vantagens estão na aplicação interna. Nesse caso, a centelha asiática é excelente para pessoas com:



  • Úlceras Anemia Bronquite Hipertensão Disenteria


Graças à sua potência para formar fibras de colágeno e elastina pode ser usada para:

  • Tratar queimaduras e cicatrizar feridas. Reduzir rugas e estrias.

  • Tratar feridas.


Também é recomendada para ter unhas e cabelos saudáveis ​​e fortes (é muito boa para eliminar a caspa).



Por se tratar de um ótimo tônico venoso, a centelha é usada para tratar qualquer doença relacionada com a circulação do sangue, como flebite, pernas cansadas, varizes ou formigamento.


Fortalece os vasos sanguíneos e devolve a elasticidade das paredes arteriais, portanto é também indicada para aqueles com pressão arterial elevada ou colesterol.

Esta planta é também muito adequada para eliminar o excesso de substâncias tóxicas ou nocivas que se acumulam no organismo.


Portanto, é considerada um diurético potente para as pessoas com problemas de sobrepeso, retenção de líquidos, ou doenças urinárias e renais.



  • É útil para excretar as toxinas e cistos de gordura que se formam nos seios.


Também trata diferentes problemas mentais. Consumir esta planta é sinônimo de tranquilidade. Portanto, é recomendável para aquelas pessoas que sofrem com episódios de ansiedade ou nervosismo muito graves.

Além disso, melhora a capacidade do cérebro, favorecendo a concentração e o aumento de memória.



A centelha asiática é recomendada para mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual, bem como para aqueles que se sentem constantemente fatigados ou cansados das atividades diárias.




Bibliografia:

  • Shukla, A., Rasik, A. M., Jain, G. K., Shankar, R., Kulshrestha, D. K., & Dhawan, B. N. (1999). In vitro and in vivo wound healing activity of asiaticoside isolated from Centella asiatica. Journal of ethnopharmacology, 65(1), 1-11.


  • Inamdar, P. K., Yeole, R. D., Ghogare, A. B., & De Souza, N. J. (1996). Determination of biologically active constituents in Centella asiatica. Journal of Chromatography A, 742(1-2), 127-130.


  • Suguna, L., Sivakumar, P., & Chandrakasan, G. (1996). Effects of Centella asiatica extract on dermal wound healing in rats. Indian Journal of Experimental Biology, 34(12), 1208-1211.


bottom of page